Magazine Luiza

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Eleições 2012 - Cidadania digital

Cidadania digital  
Em fóruns e movimentos bem-humorados na internet eleitores estão de olho na vida e nos deslizes de campanha dos candidatos. Aplicativos ajudam a decidir em quem votar


Publicação: Jornal Estado de Minas 30/08/2012  - Caderno  Inform@tica - Repórter Shirley Pacelli 

O analista de TI Wagner Soares acompanha a política em mídias alternativas e posta suas próprias críticas no Facebook, como a montagem da velhinha que espera, armada, o político que só aparece a cada quatro anos  (Maria Tereza Correia/EM/D.A Press)
O analista de TI Wagner Soares acompanha a política em mídias alternativas e posta suas próprias críticas no Facebook, como a montagem da velhinha que espera, armada, o político que só aparece a cada quatro anos   

“Venha pedir meu voto! Venha! Não te vejo há quatro anos!...” O aviso é de uma senhora de idade avançada, que se apresenta equipada com fuzil e munição. A bem-humorada montagem é uma das inúmeras postagens – cheias de conteúdo político – que são compartilhados no perfil do Facebook de Wagner Soares, de 27 anos, analista de tecnologia de informação. Ele engrossa o coro dos eleitores que, em tempos virtuais, se valem das redes sociais para expor suas críticas e reivindicações, além de alertar outros cidadãos em relação às mazelas eleitorais.

Soares conta que, além do noticiário tradicional, acompanha novidades políticas em mídias alternativas, como o Ocupe a Câmara (facebook.com/ocupeacamara) e o Ranking de Política (politicos.org.br). “Também participo de um fórum, com papo mais sério, sobre política nacional. Cerca de 100 mil pessoas acessam a página por dia”, complementa. Nestas páginas o analista percebe como maior vantagem a oportunidade de conhecer a opinião e argumento de outros cidadãos, algo que extrapola simplesmente a divulgação da informação. Mas ressalva que é preciso ter análise crítica diante das postagens.

O site Ranking Político é, segundo ele, uma ferramenta de grande valor por ter um vasto conteúdo, apesar das críticas quanto ao critério de classificação. O portal colaborativo lista os políticos de acordo com as notas dadas pelo público. Cada um deles começa com 200 pontos, que vão perdendo de acordo com parâmetros preestabelecidos, como ser réu em processos criminais. “Alguns estão muito bem cotados, mas eu não daria tão boas notas. Mas há a fonte das denúncias e espaço para comentários, o que torna o espaço interessante”, opina Soares.

O analista conta que somente nestas eleições começou a buscar mais informações na rede, porque não conhece todos os candidatos a vereador. “Os recursos da internet são fundamentais durante as eleições. O brasileiro tem memória ruim, não lembra em quem votou. A tecnologia pode sanar essa deficiência: é uma ferramenta importante para obter informações sobre o candidato. Usando a web, o eleitor pode fazer melhor escolha com base em outros critérios que não apenas maior tempo de campanha na TV ou porque o vereador X asfaltou a rua dele”, ressalta.

O Informátic@ conversou com algumas das mentes brilhantes por trás de projetos de e-democracia, que promovem o engajamento político da população por meio da internet. A exemplo de Fernando Barreto, responsável pelo Vote na web (votenaweb.com.br), que faz uma espécie de tradução dos projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Confira ainda dicas de sites e aplicativos para buscar informações sobre o seu candidato.

Em resposta à sujeira  
Movimento incentiva eleitores a darem o troco nos maus políticos e tem imediata adesão de internautas, que fazem intervenções na imagem dos candidatos lambões

 (Facebook/Reprodução da internet-27/8/2012)

Imagine a cena: sua rua está tomada por cavaletes de políticos em campanha. Em um dia de tempestade, eles ganham os céus ao sabor da ventania e transformam-se em armas contra a população, no melhor estilo salve-se quem puder. A história aconteceu de verdade em Porto Alegre (RS), em 2010. Isso, somado à sujeira na cidade causada pela enxurrada de panfletos, cartazes e faixas irregulares, motivou a criação do movimento Sujo sua cara (facebook.com/sujosuacara). Com o lema “Você suja minha cidade, eu sujo sua cara”, o grupo incentiva as pessoas a darem o troco nos maus políticos sujando a cara deles. A página virtual reúne as bem-humoradas intervenções dos internautas nos santinhos de candidatos de todo o Brasil. Um bigodinho aqui, um nariz de palhaço acolá, mais um clique e pronto: o movimento caiu nas graças do público. Desde a criação da fan page, em 21 de julho, a página já recebeu mais de 100 imagens dos internautas e cerca de 2 mil curtidas.

A iniciativa partiu de três gaúchos que preferem não se identificar, porque a ação pode ser considerada incitação ao vandalismo. “Embora muita gente nos apoie, acho arriscado, pois os políticos têm muito mais poder que nós”, justifica João (nome fictício), um dos membros. O Sujo sua cara começou há dois anos como um tumblr (http://sujosuacara.tumblr.com), que permanece on-line, mas mudou-se para o Facebook em julho. A razão da mudança, segundo o grupo, foi porque o tumblr é uma plataforma muito volátil. “As pessoas divulgavam o endereço virtual dizendo que era ‘o tumblr da semana’ e o nosso objetivo é manter o movimento forte até o dia das eleições. Além disso, o Facebook tem altíssimo potencial de engajamento, interação e viralização”, explica João.

De ninja a Chaplin Os mineiros estão na lista dos internautas que mais contribuem com conteúdo para a página, além de cidadãos de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Entre as intervenções mais criativas, o grupo destaca um internauta de Campinas (SP) que transforma os políticos em ninjas. Fora isso, os candidatos que viram personagens famosos, como David Bowie, Charlie Chaplin, Jason e a banda Kiss, são os mais curtidos. Para a equipe responsável pela página, a ideia caiu no gosto do público, porque, de certa forma, as pessoas já fazem essa brincadeira de desenhar careta nos candidatos. “O normal seria todo mundo ficar reclamando da sujeira nas redes sociais, sem de fato fazer alguma coisa. Só assim conseguiremos inibir o uso excessivo de cavaletes”, ressalva João.

Segundo ele, a iniciativa é importante como forma de protesto e sem a internet não seria possível atingir tantas pessoas, de todas as regiões do país. “Ridicularizar a cara de quem suja a cidade parece ser uma reação eficiente e ao mesmo tempo prazerosa”, provoca. O grupo destaca como positiva a campanha Sujeira não é legal (campanhasemsujeira.tre-mg.jus.br) do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). “Se os candidatos seguissem os conselhos do TRE-MG, nós não precisaríamos existir”, brinca João. O objetivo da campanha do TRE-MG é valorizar atitudes positivas para o processo eleitoral. O site reúne orientações sobre a propaganda eleitoral e a transparência nas contas de campanha. A página do Facebook, atualizada constantemente (facebook.com/SujeiraNaoeLegal), posta inclusive fotos de blitz contra propaganda irregular. Outra página, com uma pitada mais agressiva, é o tumblr Arrumei tua campanha (http://arrumeituacampanha.tumblr.com). Na Bahia, surgiu com a mesma proposta o Combate ao assédio eleitoral
(http://combateae.tumblr.com).

Arte? Para quê arte?
Bastou chegar a temporada de eleições para que o grafite do belo garotinho, com nariz de palhaço, fosse escondido por camadas de cartazes de candidatos a vereador de Belo Horizonte. Nilo Zack e Lídia Viber, reconhecidos grafiteiros do Ctor-9 e responsáveis pelo trabalho, resolveram refazer todo o mural na Av. Presidente Antônio Carlos, próximo ao número 4.926, no Bairro São Francisco. No início de agosto, eles gravaram um vídeo durante a atividade na construção abandonada. Dez dias depois do vídeo ser postado no YouTube, o muro e a casa que servia de abrigo a moradores de rua foram demolidos. http://bit.ly/SIUQ9p
Serviços a um clique




Confira dicas de sites e aplicativos que ajudam o eleitor a exercer o seu poder de cidadão, denunciando as irregularidades durante as eleições 2012 ou buscando mais informações sobre o seu candidato.


Divulgação oficial
» Quer ir além das informações do santinho do candidato? Recorra ao portal oficial de divulgação do registro de candidaturas 2012. Além dos dados mais corriqueiros, há a declaração de bens, certidões criminais e situação do processo de candidatura. É possível ainda gerar um PDF da página e encaminhar para os amigos com as suas novas descobertas.
 http://bit.ly/MPfSAK

Fiscais on-line
» O carro de som acordou você às 7h de um domingo com aquele jingle chiclete do candidato? Tem tanto cavalete irregular na rua que você resolveu treinar corrida de obstáculos para as Olimpíadas de 2016 no Brasil? Encarne o justiceiro e denuncie a prática ilegal de campanha no portal da justiça eleitoral.
http://migre.me/apzdw

Loucos por apps

Diversos aplicativos dão uma mãozinha para você não esquecer o número do seu candidato ou até mesmo descobrir todos aqueles que disputam uma vaga na sua cidade. Confira:

Calculadora política
» Alguma vez você já compreendeu a lógica da conta do quociente eleitoral? Este aplicativo não ensina qual é, mas, pelo menos, calcula para você. Basta colocar o número de votos válidos, cadeiras a serem preenchidas, o número de votos do partido ou coligação e ele fornece o número de vagas que o partido terá na câmara municipal. Disponível para plataformas Android. Preço: R$ 2
http://migre.me/aprkg

Voto consciente
» É um banco eleitoral de dados, com base no Tribunal Superior Eleitoral, que permite o acesso ao perfil dos candidatos às eleições de 2012 no Brasil. Sistema rápido e prático de buscas por estado e cidade. Serve como cola digital. Disponível para plataformas iOS. Gratuito.
http://migre.me/apsoM

Candidatos 2012
» Confira de forma simples e objetiva os dados dos candidatos às eleições 2012. Os perfis têm nome, foto, número, coligação, grau de instrução, ocupação e até limite de gastos. É rápido, mas há cidades que não são contempladas. Aos poucos esse problema está sendo resolvido com a atualização do app. Disponível para plataformas Android. Gratuito.
http://migre.me/apuLI


Na cola do seu representante 
Exercício da cidadania não acaba no voto. Grupos surgidos em redes sociais comprovam a importância de fiscalizar de perto o trabalho de políticos eleitos durante seu mandato




Movimentos Ocupe a Câmara e Câmara Transparente (D) usam internet para mobilizar belo-horizontinos

 ( Ocupe a Câmara/Facebook/Reprodução da internet-28/8/12)
Movimentos Ocupe a Câmara e Câmara Transparente (D) usam internet para mobilizar belo-horizontinos

Ocupe a Câmara. Este é o resumo  da mensagem que o grupo quer passar para os belo-horizontinos: participe da vida política de sua cidade. O grupo surgiu em dezembro de 2011, quando os vereadores da capital mineira anunciaram um projeto de lei para aumentar os próprios salários em 61,8%. Diante da proposta, os integrantes convocaram os mineiros, pela internet, a ocupar a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) no dia da votação. A iniciativa resultou em uma grande mobilização popular que, no fim das contas, resultou na não aprovação do projeto.

A proposta do grupo é cadastrar, pela rede, pessoas interessadas em acompanhar o trabalho dos vereadores da CMBH, de forma permanente. Segundo uma das integrantes, Maria Fernanda Moreira, revisora e mestranda em literatura, de 27 anos, cerca de 10 pessoas alimentam o conteúdo do site (http://ocupecamara.org) e do Facebook. Qualquer pessoa pode contribuir com o conteúdo do portal, basta enviar por e-mail.

Para ela, desde o surgimento do perfil do Ocupe e de outros grupos na rede social, as pessoas têm se interessado mais pelas notícias vindas da CMBH, mas ainda é difícil precisar a frequência dos manifestantes nas sessões.

Fiscalização popular O Ocupe diz provocar incômodo nos vereadores. Um deles chegou a fazer uma representação na delegacia de crimes cibernéticos contra o grupo e outros movimentos de fiscalização do Legislativo, com a alegação de calúnia e difamação. “É notório o quanto os vereadores estão desacostumados com a fiscalização popular. Em sua grande maioria, eles se mostram despreparados para lidar com a pressão, colocam-se na defensiva e, por vezes, se recusam ao diálogo”, afirma Maria Fernanda. Segundo a revisora, a maioria dos parlamentares acompanha o trabalho de cidadania digital de forma anônima ou silenciosa.

Para a integrante do Ocupe, a internet contribui bastante com a descentralização da circulação da informação e com o arquivo político. “Hoje, todo indivíduo, havendo interesse e empenho, é uma mídia em potencial”, explica. A revisora acredita que os novos meios de comunicação (redes sociais e plataformas de blogs) funcionam como ferramentas de abertura para um novo diálogo entre políticos e cidadãos. “Entretanto, passamos hoje por uma necessidade enorme de revisitar a legislação e os mecanismos de democracia produzidos de cima para baixo.”

Maria Fernanda explica que a primeira coisa que se deve fazer é rever o conceito de que democracia é o direito de aprovar ou não uma proposta. De acordo com ela, a reprovação, pura e simplesmente, não confere direito de resposta ou revisão daquilo que o povo discorda. O Marco Civil da Internet seria um bom exemplo de discussão em conjunto com a sociedade.

Conscientização via rede O Câmara Transparente (facebook.com/camaratransparente), grupo formado no Facebook, surgiu pouco tempo depois do Ocupe a Câmara, a partir também da indignação com a polêmica proposta de aumento do salário dos vereadores. Segundo Rafaella Malta, de 18, estudante do curso de direito e integrante do movimento, a comunidade tem o objetivo de despertar mais interesse da população pela política. “Queremos ajudar o povo a entender o quadro dos negócios públicos e provocá-lo a reclamar seus direitos”, explica. O foco principal é criar um vínculo com o cidadão, por meio das redes sociais, divulgando notícias, levantando questionamentos e despertando o senso crítico. “As pessoas trabalham, estudam e têm ocupações que as impedem de estar presentes na CMBH, mas as redes sociais fazem parte da rotina delas e esse é o meio que utilizamos para alcançá-las”, observa Malta.

Cerca de 15 pessoas participam ativamente do grupo, mas há colaboradores esporádicos. No período eleitoral, o Câmara está com uma campanha de conscientização sobre o voto. Malta explica que os escândalos de corrupção criaram um sentimento geral de descrença e indiferença em relação à política, prejudicando a percepção do poder da mobilização popular. “Na aprovação do voto aberto na CMBH, a pressão popular fez diferença. Tudo começa na informação, em conhecer, participar, e o desejo de mudança vem em seguida”, afirma. Para ela, quem participa dessas mobilizações nas redes sociais leva a discussão para a sociedade e compartilha o conteúdo com aqueles que não têm acesso à internet.

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Léo Burguês, afirma que toda participação popular é benéfica para a democracia. “A Câmara dá total abertura às pessoas de participarem das decisões legislativas”, ressalta. Segundo ele, a tendência é o aumento de iniciativas populares no âmbito digital e o diálogo entre os cidadãos e os vereadores é fundamental para a prática democrática.

Acesse também

Transparência Brasil- Excelências
excelencias.org.br

Eu lembro
eulembro.com.br

 E-democracia na veia





Um projeto de lei de um representante de Minas Gerais no Senado propõe a nomeação de um trecho de uma BR mineira. Cerca de 90% do público de Minas – no site Vote na Web (votenaweb.com.br) – vai contra a proposta, mas ela é aprovada. Esse tipo de comparação crítica é uma das muitas possibilidades trazidas pelo site Vote na Web, ferramenta lançada em 2009 por Fernando Barreto, sócio-fundador da Webcitizen, durante o TEDX São Paulo.

O objetivo é oferecer ao cidadão uma maneira mais fácil, simples e direta de acompanhar o trabalho dos parlamentares. A equipe, formada por profissionais de direito e comunicação, reúne os projetos de lei (PL) do Congresso Nacional e faz uma espécie de tradução do texto, tornando o conteúdo mais compreensível para o cidadão. “Às vezes tem PL com 12 páginas e a proposta, em si, tem um parágrafo. Há vários PLs repetidos ou até irrelevantes”, explica Barreto. Além de acompanhar o trabalho do Congresso, o usuário pode interagir votando simbolicamente a favor ou contra. O resultado é visualizado em gráficos simples.

O site é dividido em áreas de destaque, arquivo, políticos e meu perfil. Segundo Barreto, há duas funções principais do Vote na web. A primeira é verificar se há coerência entre a votação dos representantes do estado com o desejo do cidadão. A outra é, baseado nos dados do perfil do usuário, gerar uma lista ou histórico de afinidades. “Você sempre vota no partido X, mas é o Y que aprova as suas demandas. A ideia é educar o cidadão, ajudá-lo a escolher melhor os seus candidatos”, explica Barreto.

O site relacionou o último projeto de cada parlamentar na Casa e, a partir daí, a equipe tentou colocar todas as propostas apresentadas no portal. Inicialmente, não era enviado nenhum relatório sobre as votações aos parlamentares. Hoje, os próprios deputados pedem para ver os resultados das enquetes do site. “Teve deputado que pediu para retirar o projeto de votação no site, porque ele estava sendo muito criticado”, relembra Barreto, explicando que, claro, não atendeu o pedido.

Em breve, o site deve abordar os municípios, mas antes é preciso reescrever os códigos. Pelo processo natural, as cidades maiores devem ser as primeiras da lista. Há duas semanas, a plataforma se vinculou também ao Facebook. A novidade trouxe um maior número de acesso ao endereço eletrônico. “O usuário vê que o amigo da rede social votou em tal projeto e acaba participando também. O poder de influência entre membros do Facebook é grande”, descreve o idealizador.

Baixa renda Para Barreto, a internet é um meio que proporciona infinitas oportunidades e serve como base fundamental para a chamada “webcracia”, na qual os cidadãos encontram ferramentas, aplicativos e plataformas que potencializam o exercício da democracia. Fernando Barreto acredita que não demora para que pessoas hoje sem acesso à internet consigam meios para utilizar a web. Ele conta um caso de uma cidade pernambucana onde havia um único posto de inscrição para uma campanha do governo voltada à moradia para pessoas de baixa renda. Como a fila estava gigantesca, foi permitido o cadastro também on-line. Em apenas uma semana, a inscrição virtual recebeu cinco vezes mais cadastros. “As pessoas moravam em favelas e preferiram recorrer aos PCs de lan houses do que pegar um ônibus. Hoje as lan houses são consideradas as novas praças de convivência”, ressalta Barreto. Segundo ele, se as comunidades se mobilizarem, assim como aconteceu com o Ficha Limpa, é possível fazer pressão popular por meio da internet.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ManagerZone - Final do primeiro Turno - Novidades


Com metade da temporada na história...

No ManagerZone, times emergem como potenciais campeões das ligas e times lutam para evitar o rebaixamento. Agora, mais do que nunca, as decisões que vocês fizerem como dirigentes irão determinar o destino de seus clubes, então é importante que você faça os ajustes necessários para estar na sua melhor condição! Aqui vão algumas dicas para tirar o máximo de sua inter-temporada:

É hora de reavaliar seus objetivos. Uma das melhores maneiras de atingir seus objetivos é escolher os melhores para esta temporada. Lembre-se que o ManagerZone está relacionado a construir o sucesso a longo prazo. Planeje o futuro construindo sua Academia de Juvenis e se inscrevendo para as novas Ligas Juvenis ou Sub-21.

Avalie seus jogadores e Táticas. Dê uma olhada no que têm funcionado e no que não têm. Como o seu time vem se desempenhando contra os oponentes?

Talvez agora seja a hora de contratar um treinador que irá colocar seus jogadores em suas melhores formas, ou enviá-los ao Campo de Treinamento para maximizar as habilidades de seus jogadores.

Como sempre, jogue muitos Amistosos, Ligas e Copas para ajustar as suas Táticas e estratégias.

Aprenda com outros dirigentes. Verifique o quadro de avisos da sua Liga, Leia e edite o Wiki, navegue no fórum e leia as últimas edições da The Zone de seu país para se tornar um dirigente melhor aprendendo com a comunidade.
O seu time precisa de um impulso?
O Mid-Season Challenge é uma Copa Oficial clássica que ajuda os dirigentes em todos os níveis a atingirem seus objetivos com dinheiro para o time, melhorando a forma dos jogadores e até ganhando um título que deixará seus nomes na história do ManagerZone.
Participe da versão oficial e das Sub-XX!

Boa sorte no segundo turno da temporada!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Provas de Pagamentos Mês Julho/2012

Já está acabando agosto e eu estou devendo as provas de pagamentos dos Sites PTCs de Julho. Foram 4 pagamentos no total de U$20,50. Eis o extrado do PayPal do período:









Os dois maiores pagamentos de U$9,87 e U$8,49 é do ClixSense, aquele PTC que fiz o Upgrade para a conta prêmio sem pagar nada, só usando o crédito dos anuncios vistos no próprio site. Deixei de receber $17,00 para fazer o upgrade... Somente nesse mês já tirei esse valor: U$18,36 recebido nesse mês.


Com esses dois foram 7 pagamentos recebidos pelo site, no valor total de U$63,20,  que o deixa em segundo lugar no ranking dos sites que mais recebi para ver propaganda.   Uma das grandes vantagens são as pesquisas de mercado que existem, não é muito frequente, mas quando aparece é U$0,80 de dollar e, depois que fiz o upgrade, mais 10% disso para cada indicado que responder a pesquisa. Muito bom site. Cadastre-se no ClixSense.





Os outros dois menores são o GrandPTC e CashnHits,



Do GrandPTC é 13º Pagamento recebido, no total de U$13,32 que o deixa em 7º lugar no meu ranking. Como ele paga mais rápido do que o Sexto InfinityBux, daqui a pouco ele toma a posição.

Cadastre-se no GrandPTC:



E o último é do  CashnHits, terceiro pagamento no total de U$3,12, estava em 14º lugar e com esse pagamento passou para 12º no ranking. Ele tem opções de receber para ver vídeos no youtube que nenhum outro ten. Prevejo que até o final do ano esse site entre no grupo dos 10 sites que mais recebi...
Cadastre-se no CashnHits






No NeoBux que é o melhor deles eu estou no período que eu chamo de manutenção. Ao invés de retirar o dinheiro estou renovando os meus referidos alugados, utilizei U$56,00 do meu saldo para renovar por 240 dias 50 deles e mês que vem renovo os outros 50. Depois disso volto a retirar dinheiro do NeoBux... É um período para o ClixSense tirar a diferença no ranking! :-)


Uma notícia triste é que o Paypal parou de nos pagar para indicar clientes... Eis a Mensagem do PayPal cancelando o programa:


O Programa de Bônus por Indicação do Vendedor Será Encerrado
Prezado Daniel Pousa,

O Programa de Bônus por Indicação do Vendedor será encerrado em 15 de agosto de 2012. O PayPal gostaria de agradecer sua participação e esclarecer que, a partir de 15 de agosto de 2012:

• Novas indicações não serão mais consideradas.
• Os pagamentos de bônus serão interrompidos.

As contas do PayPal dos participantes do programa não sofrerão nenhum tipo de impacto com o seu encerramento.

Os saldos de bônus acumulados até 15 de agosto de 2012 serão pagos nas contas do PayPal dentro do ciclo de pagamento padrão de 60 dias.

Todos os links criados pelos vendedores continuarão funcionando e redirecionarão os visitantes para uma página de cadastramento de conta no PayPal, mas as indicações não serão mais consideradas ou acumuladas para fins de bonificação dentro do programa.

Em caso de dúvida, entre em contato conosco utilizando o formulário Fale Conosco ou pelo telefone 0800 892 1555.

Atenciosamente,

PayPal


 Portando parei de indicar  para o PayPal! :-)
Vou indicar agora outro banco virtual o EgoPay:


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Aplicativos para Smartfones - Apple - Androide e Windows7

Smartphone turbinado  
Quais são os melhores programas disponíveis nas lojas de aplicativos dos aparelhos equipados com iOS, Android e Windows Phone 7? Conheça 45 que testamos e aprovamos

 
Publicação: Jornal Estado de Minas16/08/2012 Caderno Inform@tica


O conceito de que o celular serve só para fazer ligações está enterrado há um bom tempo. Com a popularização dos smartphones, o acesso à internet móvel e a enorme quantidade de aplicativos, esses aparelhos tornaram-se dispositivos de mil e uma utilidades – oferecem informações e entretenimento aonde quer que você vá. E o público que entra nesse universo não para de crescer. De acordo com a IDC, só no ano passado foram comercializados 9 milhões desses dispositivos, 84% a mais do que em 2010. A expectativa para 2012 é que o total de vendas chegue a 15,4 milhões de aparelhos.

Em um país ávido por celulares – segundo dados de junho da Anatel, são mais de 250 milhões de linhas para cerca de 196 milhões de pessoas –, não é difícil esperar que cada vez mais pessoas tenham seu primeiro contato com aplicativos. Até porque é praticamente impossível de imaginar, hoje, um ecossistema de celulares sem esses programinhas.

“Vejo que essa cultura está se estabelecendo tanto em gerações mais antigas quanto nas mais novas. Então, acredito que é um caminho sem volta. O que dá vida aos celulares é essa miríade de aplicativos que permite fazer tudo o que a gente quer no telefone, de tirar fotos a fazer compras”, avalia Bruno Badini, CEO da consultoria em TI Vertigo Tecnologia.

O que caracteriza um bom aplicativo? “Estabilidade, interface leve e bonita, e claro, fazer bem o que propõe. Se eu busco um app de tradução, ele precisa atingir o objetivo de traduzir efetivamente. Isso é regra básica de qualquer software”, enumera Badini. “Ele também deve ter boa performance, não pode ser devagar e precisa ter um uso natural, que você aprenda com facilidade”, opina Bruno Farache, engenheiro de software da desenvolvedora de aplicativos corporativos Liferay Brasil.

Para deixar você ligado nos melhores aplicativos, o Informática preparou um guia completo com sugestões para os principais sistemas do mercado: iOS, Android e Windows Phone 7. São 45 programas. Alguns são “apenas” essenciais – como os programas de mensagens gratuitas, ou têm aplicações úteis em diferentes áreas, como tocadores e gravadores de música. E há aqueles que controlam as finanças, editam fotos, medem produtividade, acompanham placares de esportes, fornecem e traçam mapas, informam endereços e por aí vai.                 


Apple na dianteira  
Tudo começou com a dona da mais variada loja de aplicativos são 600 mil e as melhores opções de jogos





Pulse News
Desenvolvedor: Alphonso Labs Inc.
Preço: gratuito
Nota: HHHH
É um elegante leitor de feeds que agrega posts de blogs e outros sites em pequenas janelas. Ele permite que você sincronize com serviços, como o Google Reader, baixa notícias que você já leu para poder acessá-las novamente quando estiver off-line e também há integração com aplicativos similares, como o Instapaper, o Pocket, o Evernote e o Readability. (Divulgação)
Pulse News Desenvolvedor: Alphonso Labs Inc. Preço: gratuito Nota: HHHH É um elegante leitor de feeds que agrega posts de blogs e outros sites em pequenas janelas. Ele permite que você sincronize com serviços, como o Google Reader, baixa notícias que você já leu para poder acessá-las novamente quando estiver off-line e também há integração com aplicativos similares, como o Instapaper, o Pocket, o Evernote e o Readability.

Indispensáveis no dia a dia dos usuários de smartphones, os aplicativos são apenas uma das muitas inovações que surgiram com o primeiro iPhone, que mudou o mercado de celulares quando chegou ao mundo em 2007. Todos os apps da primeira versão do aparelho foram desenvolvidos pela própria Apple e o próprio Steve Jobs resistiu à ideia de permitir que desenvolvedores terceiros criassem programas para seu smartphone, conforme revelou a biografia autorizada do executivo. Jobs, ainda bem, mudou de ideia, a App Store foi inaugurada em 2008, e desde então se transformou em um dos principais atrativos de celulares e tablets da maçã. A App Store é a primeira e, até agora, a que oferece mais conteúdo: segundo a Distimo, que analisa lojas de aplicativos, são mais de 600 mil programas para iPhone, iPad e iPod Touch. De acordo com a própria Apple, a App Store já teve mais de 25 bilhões de apps baixados, e conta com cerca de 400 milhões de contas. Ela está disponível em 155 países e, como forma de se manter rentável, fica com 30% de todas as vendas.A loja da Apple também se caracteriza por algumas peculiaridades, como ter maior oferta de games – há mais jogos exclusivos, e versões mais bem acabadas de jogos que existem nos concorrentes. A lista elaborada pelo Informática contempla nove áreas: produtividade; foto e vídeo; guias de endereços e turismo; finanças; entretenimento e jogos; música; esportes; e utilidades, além dos apps essenciais, aqueles que não podem faltar no seu aparelho.


Pulse News
Desenvolvedor: Alphonso Labs Inc.
Preço: gratuito
Nota: ****
É um elegante leitor de feeds que agrega posts de blogs e outros sites em pequenas janelas. Ele permite que você sincronize com serviços, como o Google Reader, baixa notícias que você já leu para poder acessá-las novamente quando estiver off-line e também há integração com aplicativos similares, como o Instapaper, o Pocket, o Evernote e o Readability.

Voxer
Desenvolvedor: Voxer
Preço: gratuito
Nota: *****
O Voxer é praticamente um Whatsapp de áudio. Com ele, você pode gravar pequenas mensagens e enviá-las a sua lista de contatos ou até mesmo mandá-la para um grupo. Também envia texto, fotos e adiciona sua localização, sem publicidade.

Temple Run
Desenvolvedor: Game Center
Preço: gratuito
Nota: ****
Se sinta um Indiana Jones corredor. O jogo é uma boa diversão para os momentos de distração e tempo livre. A necessidade de constante foco por parte do jogador e os desafios que o jogo propõe prendem a atenção. Para completar as missões, existem algumas dicas e macetes permitindo conquistas e desbloqueios de poderes especiais.

9gag
Desenvolvedor: Okaris Apps
Preço: gratuito
Nota: ****
Diversas tirinhas, paródias e montagens de humor que abordam vários temas estão nesse programa. Esse aplicativo, que vem originalmente do site de mesmo nome, traz uma interface fácil de navegação. As qualidades das piadas varia, mas é o leitor quem decide se vai rir. 

Esporte interativo
Desenvolvedor: Ideastek
Preço: gratuito
Nota: ****
Transmissão ao vivo da Liga dos Campeões, Campeonato Alemão, Campeonato Argentino, esportes olímpicos, automobilismo, debates e programas sobre o mundo do esporte e seu time de coração.

Sua Pasta Secreta
Desenvolvedor: SSA Mobile
Preço: US$ 1,99
Nota: ****
Permite esconder vídeos, fotos, agendas, notas e outros dados, como senhas e números de cartões de crédito. Os arquivos não deixam nenhum rastro no álbum de fotos. Caso alguém tente acessar sua pasta e erre a senha, o aplicativo fotografa a tentativa com data, horário e posição no mapa.

Food Brasil
Desenvolvedor: Food Brasil Gastronomia
Preço: gratuito
Nota:****
Por meio da geolocalização, o guia de bares e restaurantes da Food Brasil aponta os estabelecimentos que estão próximos do usuário. Dá para  configurar a distância a ser medida, de 2km a 10km. Um ranking com os lugares mais votados pelas pessoas que utilizam o aplicativo é uma boa pedida para quem está em dúvida sobre o qual local deve ir. Além disso, há uma integração com o Facebook para compartilhar opiniões.

GoodReader
Desenvolvedor: Yuri Selukoff
Preço: US$ 4,99
Nota: *****
Entre as desvantagens do iPhone está a falta de um aplicativo nativo para gerenciar documentos de texto, fotos e áudio. O GoodReader apresenta essa função e ainda permite descompactar pastas zip e rar. Além disso, é possível conectar-se direto a servidores da internet e baixar arquivos sem sair do software. Tem ainda suporte ao SkyDrive, ao iCloud, ao Google Drive, ao Dropbox e ao SugarSync.

Ortografa
Desenvolvedor: Mobilevel
Preço: gratuito
Nota: ****
O trema caiu, a hifenização ainda é um problema e a acentuação é um mistério. O novo Acordo Ortográfico trouxe muitas dúvidas, e para tentar dirimi-las, o Ortografa é a solução. Basta escrever uma palavra, por exemplo, “anti-religioso” e apertar no botão Ortografa. Assim, o sistema corrige para antirreligioso e ainda explica o porquê da alteração.

Instagram
Desenvolvedor: Instagram,Iinc.
Preço: gratuito
Nota: *****
Surgido no iPhone, o aplicativo de fotos que ganhou o mundo e foi comprado pelo Facebook em abril deste ano é uma das formas de interagir pelo celular da Apple. Além dos já conhecidos filtros de edição, o app é também  uma rede social praticamente exclusiva do celular, no qual os usuários curtem e comentam as fotos de seus amigos.

 Whatsapp
Desenvolvedor: WhatsApp Inc.
Preço: gratuito
Nota: HHHHH
Uma espécie de SMS gratuito, o Whatsapp é o aplicativo de mensagens por celular mais popular entre os usuários de smartphones. Ele não precisa de login e detecta automaticamente todas as pessoas da sua lista de contatos que também possuem o app. O programa de mensagens também é versátil: serve para enviar texto, fotos, áudio e vídeos e está disponível no Android, noBlackberry e no Symbian.

Whatsapp
Desenvolvedor: WhatsApp Inc.
Preço: gratuito
Nota: *****
Uma espécie de SMS gratuito, o Whatsapp é o aplicativo de mensagens por celular mais popular entre os usuários de smartphones. Ele não precisa de login e detecta automaticamente todas as pessoas da sua lista de contatos que também possuem o app. O programa de mensagens também é versátil: serve para enviar texto, fotos, áudio e vídeos e está disponível no Android, noBlackberry e no Symbian.

Páreo duro  
Logo atrás da Apple, com 500 mil aplicativos, o Android é menos rígido com os desenvolvedores e oferece boas opções, mas tem mais programas maliciosos






Evernote
Desenvolvedor: Evernote
Preço: gratuito
Nota: HHHH
O usuário pode tomar notas, capturar fotos, criar listas de pendências, gravar lembretes de voz e tornar notas completamente acessíveis em seu Android. Para quem gosta de organizar documentos e usa o celular para anotações. (divulgação)
Evernote Desenvolvedor: Evernote Preço: gratuito Nota: HHHH O usuário pode tomar notas, capturar fotos, criar listas de pendências, gravar lembretes de voz e tornar notas completamente acessíveis em seu Android. Para quem gosta de organizar documentos e usa o celular para anotações.

As características que separam o Android e o iOS são praticamente as mesmas que diferenciam suas lojas virtuais. Lançado em outubro de 2008, o Android Market, que foi rebatizado como Google Play em março deste ano, tem políticas de aprovação de aplicativos muito menos rígidas do que a App Store da Apple. A estratégia, somada à larga base de celulares com o sistema móvel, tem feito o número de downloads da loja do robôzinho se aproximar rapidamente dos números da maçã. Segundo a consultoria Distimo, o Google Play alcançou a marca de 500 mil aplicativos em maio deste ano. Esses programas foram baixados mais de 20 bilhões de vezes, segundo a gigante das buscas. A loja está disponível em 138 países e, assim como a App Store, fica com 30% das vendas de todos os aplicativos. Há outra vantagem: é mais fácil encontrar versões gratuitas dos aplicativos que você quer. Entretanto, ser menos exigente com os desenvolvedores tem seu preço: o Google Play tem mais aplicativos maliciosos. Na semana passada, a gigante decidiu aumentar as exigências de sua política de aprovação de apps, obrigando desenvolvedores a não se passar por outras pessoas ou empresas, além de serem proibidos de distribuírem vírus, worms, cavalos de troia e malwares. Além disso, um aplicativo não poderá mais ter nomes ou ícones muito parecidos com os que já são vendidos na loja.


Runtastic
Desenvolvedor: Runtastic
Preço: gratuito
Nota: ****
Acompanhamento de corrida e ciclismo. A tela principal é simples. A idéia é conferir as informações durante o treino com controles para iniciar e pausar a atividade e de informações sobre o tempo decorrido, a distância percorrida e a frequência cardíaca. Tocando a tela aparecem informações como velocidade (km/h), calorias gastas e velocidade média.

Evernote
Desenvolvedor: Evernote
Preço: gratuito
Nota: ****
O usuário pode tomar notas, capturar fotos, criar listas de pendências, gravar lembretes de voz e tornar notas completamente acessíveis em seu Android. Para quem gosta de organizar documentos e usa o celular para anotações.

Photoshop Express
Desenvolvedor: Adobe Systems
Preço: gratuito
Nota: *****
É o editor de imagem do PC portátil. A interface cria miniaturas das fotos e, após selecionada e levada à tela de edição, ela é ampliada. Permite melhorar o brilho, o contraste e cortar a foto. Também oferece opções de moldura e diversos filtros.

Viber
Desenvolvedor: Viber Media
Preço: gratuito
Nota: ***
O Viber permite que você faça ligações e mande mensagens sem custo para seus contatos que também tenham o aplicativo. Apesar da praticidade, a ligação muitas vezes cai. Há versões para o sistema iOS.

Phone usage
Desenvolvedor:
Jupiter Apps
Preço: gratuito
Nota: ****
Essencial para quem tem celular pré-pago. Ajuda a controlar os gastos, mostrando quanto já foi utilizado e quanto ainda tem disponível. Para quem usa dois chips no mesmo aparelho, é mais complicado, pois o app não calcula separadamente.

SongPop
Desenvolvedor: FreshPlanet
Preço: gratuito
Nota: ****
O popular jogo de Facebook mostra trechos de músicas para que o participante tente adivinhar entre as opções sugeridas. A pessoa pode escolher o gênero e jogar desafiando os amigos na rede social mais popular do mundo. O acervo, no entanto, poderia ser maior e mais diversificado.

Mapa de Westeros
Desenvolvedor: Sergey Rekuz
Preço: gratuito
Nota: *****
Trata-se de um mapa interativo dos continentes fictícios Westeros e Essos, da saga de livros Crônicas de gelo e fogo e da série de tevê Game of thrones, da HBO, permitindo que os fãs tenham maior noção de onde fica cada local nesse universo.

Fake a Call
Desenvolvedor: Abishkking
Preço: Grátis
Nota: ****
Quer dar um jeito de interromper uma conversa chata e não sabe como? O Fake a call pode te ajudar. O usuário escolhe receber ligações falsas de qualquer contato ou simular chamadas programadas, que oferecem opções de resposta. Existem ainda faixas de voz padrão e permite gravações com a fala do usuário.

Tango Video Calls
Desenvolvedor: Tango
Preço: gratuito
Nota: *****

Permite que o usuário faça chamadas e mande mensagens com vídeo. Assim como no WhatsApp (apenas de mensagens e sem vídeo), é possível abrir um grupo, como em uma videoconferência.

TuneIn Radio
Desenvolvedor: TuneIn Inc.
Preço: gratuito
Nota: ****
Reúne mais de 50 mil rádios do mundo todo. A última versão ainda inclui comando de voz, permitindo que o usuário fale sua música ou programa favorito e o app tenta encontrar, além de compartilhar nas redes sociais. No entanto, demora para se conectar ou não consegue se ligar a algumas rádios.

SoundHound
Desenvolvedor: Sound Hound Inc.
Preço: gratuito
Nota: ****
Funciona como o Shazam – que é pago. Muito simples de manusear, tem um botão na tela inicial que basta ser apertado para se saber qual é a música que está tocando no ambiente (e informações sobre ela), ainda que esteja baixa ou distante. No entanto, a base de dados é limitada, principalmente com relação à música brasileira.

Infraero Voos Online
Desenvolvedor: AgênciaClick Mídia Interativa
Preço: gratuito
Nota: ****
Fornece informações sobre voos em aeroportos de todo o país. O usuário confere os horários de chegada e partida, se há atrasos e cancelamentos e a previsão do tempo, por exemplo. Mas o aplicativo não mostra todas as informações, como escalas dos voos, e às vezes trava.
Há versão para iOS.

Ônibus Belo Horizonte
Desenvolvedor: Carvalhorr
Preço: Gratuito
Nota: *****
Descrição: Horários e itinerários de ônibus de Belo Horizonte. Tem todas as linhas da BHTrans. Para pesquisar os suplementares basta digitar a letra S antes do número. Simples e funcional. 

Minhas despesas
Desenvolvedor: Calcsheetpad
Preço: gratuito
Nota: ***
Um aplicativo simples e eficiente para controlar as finanças da sua casa.Com esse programa, você pode organizar despesas e rendimentos, salvar montantes, datas e detalhes de cada transação.

Cadê meu Banco?
Desenvolvedor: Framework
Preço: gratuito
Nota: ****
Encontre caixas eletrônicos, agências e bancos próximos a você. O aplicativo conta com mais de 85.000 postos de atendimento em todo o Brasil. Requer uso de GPS ou rede móvel do celular. Apesar de completo, peca um pouco em eficiência. Em alguns momentos, demora para localizar um endereço e cadastro das casas lotéricas está defasado. 


Poucos, mas bonitos  
Com cerca de 100 mil aplicativos, o Marketplace do Windows Phone 7 está atrás dos concorrentes, mas compensa com a boa interface Metro. Confira opções de apps para o sistema




IM+
Desenvolvedor: Shape GmbH
Preço: gratuito
Nota: HHHH
Agrega os principais serviços de chat on-line: Windows Messenger, Skype, Facebook, Google Talk e ICQ. Além disso, deixa todos com a cara minimalista do Windows Phone 7 e no mesmo estilo de mensagens que o Whatsapp e outros aplicativos de mensagem nativos do ambiente móvel. (divulgação)
IM+ Desenvolvedor: Shape GmbH Preço: gratuito Nota: HHHH Agrega os principais serviços de chat on-line: Windows Messenger, Skype, Facebook, Google Talk e ICQ. Além disso, deixa todos com a cara minimalista do Windows Phone 7 e no mesmo estilo de mensagens que o Whatsapp e outros aplicativos de mensagem nativos do ambiente móvel.

A Microsoft chegou tarde na corrida dos smartphones. A versão 7 de seu sistema operacional móvel, que colocou a empresa de Redmond em um patamar minimamente competitivo com Android e iPhone, chegou ao mercado no fim de 2010, cerca de três anos depois de seus concorrentes. Por isso, é natural que a discrepância entre o número de aplicativos de sua loja seja tão grande: aproximadamente cinco vezes menos do que App Store e Google Play. Entretanto, o sistema caminha a passos largos. O Windows Phone 7 Marketplace está presente em 40 países e, recentemente, atingiu a marca de 100 mil aplicativos, segundo o All About Windows Phone. A loja alcançou a marca dois anos mais rápido que o Android e um ano depois do iPhone. A evolução tem sido maior nos últimos cinco meses: um quarto desses apps foram adicionados de março até agora. O número foi reforçado pelo catálogo da Ovi Store, da Nokia, que fechou uma parceria com a empresa de Steve Ballmer no início de 2011 e fabrica os principais celulares com o sistema operacional. Alguns programas ganham mais eficiência e beleza com a interface Metro, implementada no Windows Phone 7. É o caso de aplicativos de notas, que já estão presentes em Android e iPhone, como o Evernote e o Netflix. Confira no guia algumas das melhores opções para a loja que se aproveitam do estilo de tela da MS, divididas em nove categorias.


finanças
Personal Budget
Desenvolvedor: SquareRootMinusOne
Preço: R$ 4,99
Nota: *****
É um dos aplicativos de finanças mais completos para o Windows Phone 7. Divide gastos e rendimentos em categorias, como comidas, bebidas, roupas, entretenimento, entre outros. Faz estatísticas periódicas (anuais, mensais, semanais) e exporta todos os dados para o Dropbox. A maior barreira é a língua: o app está em inglês.

música
Guitarist Tuner
Desenvolvedor: Coderz
Preço: gratuito
Nota: ***
É um afinador de violão, guitarra e baixo. Simula um afinador cromático e possui opções para 37 instrumentos, apesar de travar e não reconhecer alguns. Tem boa restrição a ruídos externos.

esportes
 Brasileirão 2012
Desenvolvedor: BeliDev
Preço: gratuito
Nota: ***
Aplicativo para acompanhar os placares e a pontuação do Campeonato Brasileiro. Atualiza jogos em tempo real. O único problema é que o app mostra apenas os resultados da Série A.

Netflix
Desenvolvedor: Netflix
Preço: gratuito
Nota:****
A versão de Windows Phone do aplicativo de filmes e séries por streaming funciona com agilidade e sem travamentos, além de permitir que você continue assistindo a um vídeo do ponto no qual parou em outros dispositivos. Vale lembrar que, apesar de ser de graça, a assinatura da Netflix custa R$ 15.

produtividade

IM+
Desenvolvedor: Shape GmbH
Preço: gratuito
Nota: ****
Agrega os principais serviços de chat on-line: Windows Messenger, Skype, Facebook, Google Talk e ICQ. Além disso, deixa todos com a cara minimalista do Windows Phone 7 e no mesmo estilo de mensagens que o Whatsapp e outros aplicativos de mensagem nativos do ambiente móvel.

Toggle
Desenvolvedor: Wpfied
Preço: gratuito
Nota: ****
Permite que você ative e desative os sinais do telefone: wi-fi, 3G, Bluetooth e modo avião de forma simples e eficiente. Além disso, dá informações sobre a conexão e permite mudar alguma configuração de rede na hora em que precisar, como quando estiver entrando no avião. Também há a opção de colocar atalhos na tela principal.

Clearer
Desenvolvedor: SYM
Preço: R$ 1,99
Nota: ****
Este aplicativo origina listas de afazeres por meio de gestos de mão: o movimento de zoom cria uma tarefa e uma passada de dedo para o lado direito a retira da fila. Apesar do visual bonito – e que segue a interface Metro do Windows Phone 7, com cores chapadas – os gestos podem não ser compreendidos muito bem pelo aparelho.

gMaps Pro
Desenvolvedor: Alexey Strakh
Preço: R$ 3,99
Nota: *****
Apesar de não ser um aplicativo oficial do Google, funciona tão bem quanto uma versão do serviço de mapas da empresa. Faz buscas de locais com rapidez e permite marcações de lugares como favoritos, além de suporte ao Street View. Há uma versão grátis, com propagandas.

LomoCam
Desenvolvedor: Snack Studio
Preço: R$ 1,99
Nota:***
Um editor de fotos com filtros similares aos do Instagram, imitando a interface de uma câmera, o aplicativo permite compartilhamento com o Facebook, o Weibo e o Renen, e possibilita tirar fotos ou editar imagens que já estão na memória do telefone.

MegaTube
Desenvolvedor: Yalla Apps
Preço: gratuito
Nota: *****
É melhor que o próprio aplicativo do YouTube. Com ele, você pode ver, pesquisar, compartilhar e baixar vídeos do site, em qualidade padrão ou alta definição. Funciona sem travamentos e tem boa variedade de opções, além de permitir que você use outros aplicativos enquanto faz o download de algum vídeo.

Flashlight-X
Desenvolvedor: Asleroid
Preço: gratuito
Nota: *****
Transforma o flash da câmera em lanterna e também tem uma opção de luz intermitente, para emitir sinal de socorro. Liga com muita rapidez e tem vários comandos para acionar a lanterna, mesmo se o telefone estiver com a tela bloqueada. 

Será que vai chover?
Desenvolvedor: Marcos Jahn
Preço: gratuito
Nota: *****
Aplicativo de tempo extremamente simples. Abri-lo é como fazer a pergunta: será que vai chover? Você coloca o nome da cidade e o app responde com um “sim” ou “não”, com previsões para até três dias, utilizando a interface minimalista do Windows Phone 7. Também apresenta opções de pesquisa.

Portal Escola - Jogos Educativos e Pedagógicos

PORTAL ESCOLA



Posted: 18 Aug 2012 05:27 PM PDT
Atividades com Jogos Educativos-Pedagógicos para imprimir Para receber atualizações das matérias:Digite seu e-mail: FeedburnerVocê receberá um e-mail - é só seguir o link e confirmar. >>CONTINUA>>> (Ver-milhares-de-atividades-e-desenhos-para-imprimir)
Posted: 18 Aug 2012 05:28 PM PDT
Atividades com Jogos Educativos-Pedagógicos para imprimir Para receber atualizações das matérias:Digite seu e-mail: FeedburnerVocê receberá um e-mail - é só seguir o link e confirmar. >>CONTINUA>>> << Início-112-atividades-Jogos-Educativos-Pedagógicos(voltar)(Ver-milhares-de-atividades-e-desenhos-para-imprimir)
Posted: 18 Aug 2012 05:29 PM PDT
Atividades com Jogos Educativos-Pedagógicos para imprimir Para receber atualizações das matérias:Digite seu e-mail: FeedburnerVocê receberá um e-mail - é só seguir o link e confirmar. >>CONTINUA>>> << Início-112-atividades-Jogos-Educativos-Pedagógicos(voltar)(Ver-milhares-de-atividades-e-desenhos-para-imprimir)
Posted: 18 Aug 2012 05:32 PM PDT
Atividades com Jogos Educativos-Pedagógicos para imprimir Para receber atualizações das matérias:Digite seu e-mail: FeedburnerVocê receberá um e-mail - é só seguir o link e confirmar. >>CONTINUA>>> << Início-112-atividades-Jogos-Educativos-Pedagógicos(voltar)(Ver-milhares-de-atividades-e-desenhos-para-imprimir)
Posted: 18 Aug 2012 05:35 PM PDT
Atividades com Jogos Educativos-Pedagógicos para imprimir Para receber atualizações das matérias:Digite seu e-mail: FeedburnerVocê receberá um e-mail - é só seguir o link e confirmar. >>CONTINUA>>> << Início-112-atividades-Jogos-Educativos-Pedagógicos(voltar)(Ver-milhares-de-atividades-e-desenhos-para-imprimir)
Posted: 18 Aug 2012 05:37 PM PDT
Atividades com Jogos Educativos-Pedagógicos para imprimir Para receber atualizações das matérias:Digite seu e-mail: FeedburnerVocê receberá um e-mail - é só seguir o link e confirmar. >>CONTINUA>>> << Início-112-atividades-Jogos-Educativos-Pedagógicos(voltar)(Ver-milhares-de-atividades-e-desenhos-para-imprimir)
Posted: 18 Aug 2012 05:40 PM PDT
Atividades com Jogos Educativos-Pedagógicos para imprimir Para receber atualizações das matérias:Digite seu e-mail: FeedburnerVocê receberá um e-mail - é só seguir o link e confirmar. >>CONTINUA>>> << Início-112-atividades-Jogos-Educativos-Pedagógicos(voltar)(Ver-milhares-de-atividades-e-desenhos-para-imprimir)
Posted: 18 Aug 2012 05:42 PM PDT
Atividades com Jogos Educativos-Pedagógicos para imprimir Para receber atualizações das matérias:Digite seu e-mail: FeedburnerVocê receberá um e-mail - é só seguir o link e confirmar. >>CONTINUA>>> << Início-112-atividades-Jogos-Educativos-Pedagógicos(voltar)(Ver-milhares-de-atividades-e-desenhos-para-imprimir)
Posted: 18 Aug 2012 05:45 PM PDT
Atividades com Jogos Educativos-Pedagógicos para imprimir Para receber atualizações das matérias:Digite seu e-mail: FeedburnerVocê receberá um e-mail - é só seguir o link e confirmar. >>CONTINUA>>> << Início-112-atividades-Jogos-Educativos-Pedagógicos(voltar)(Ver-milhares-de-atividades-e-desenhos-para-imprimir)
Posted: 18 Aug 2012 05:48 PM PDT
Atividades com Jogos Educativos-Pedagógicos para imprimir Para receber atualizações das matérias:Digite seu e-mail: FeedburnerVocê receberá um e-mail - é só seguir o link e confirmar. >>CONTINUA>>> << Início-112-atividades-Jogos-Educativos-Pedagógicos(voltar)(Ver-milhares-de-atividades-e-desenhos-para-imprimir)
Posted: 18 Aug 2012 05:50 PM PDT
Atividades com Jogos Educativos-Pedagógicos para imprimir Para receber atualizações das matérias:Digite seu e-mail: FeedburnerVocê receberá um e-mail - é só seguir o link e confirmar. >>CONTINUA>>> << Início-112-atividades-Jogos-Educativos-Pedagógicos(voltar)(Ver-milhares-de-atividades-e-desenhos-para-imprimir)
Posted: 18 Aug 2012 05:51 PM PDT
Atividades com Jogos Educativos-Pedagógicos para imprimir Para receber atualizações das matérias:Digite seu e-mail: FeedburnerVocê receberá um e-mail - é só seguir o link e confirmar. << Início-112-atividades-Jogos-Educativos-Pedagógicos(voltar)(Ver-milhares-de-atividades-e-desenhos-para-imprimir)