Magazine Luiza

sexta-feira, 12 de junho de 2015

MinhaTeca e Abelha.pt: Olha o golpe!!! (mas o conceito do "Nós" ninguém mata)

Eu sabia!!
Eu sabia!!
Eu sabia!!

Por mais de uma vez eu estive por escrever um post sobre os Sites MinhaTeca.com.br e abelhas.pt

Eu iria escrever sobre os serviços de nuvens(armazenamento digital na internet), iria falar do DropBox, skydrive, Googledocs, copy só para introduzir o assunto para chegar no MinhaTeca.com.br e abelhas.pt e então iria encher o sites de elogios, falar sobre a vantagem da nossa era da informação, de como o conhecimento antigamente demorava anos para ser transmitido e que agora são segundo...
Iria reviver uma discursão que já fez sucesso no blog sobre a pirataria (veja aqui: A discursão do momento - Sobre pirataria)  quando o megaupload saiu do ar... Enfim, achei que seria um post bem legal! 

Mas um instinto me impediu... Quando eu fui comparar os serviços de "nuvens" mostrando suas vantagens e desvantagens de cada uma, ficou parecendo uma propaganda do minhateca, tanto que estava usando quase que completamente um post no blog do minhateca... Comecei a duvidar de mim mesmo... pensei como e porque tanta bondade desse site?!... E se depois de tantos elogios o site começar a  cobrar pelos serviços, por exemplo, como vai ficar a minha cara?!

Pois bem... Ontem, véspera do dia dos namorados, veio o golpe! E nem precisa desenhar... Vou postar o post inteiro:

=======================================================================
Boa tarde. 

Como estão todos vocês?

Viemos aqui para falar sobre a questão de pagamentos no site e para explicar como ele funciona. Vamos tentar, com essa postagem, esclarecer as coisas e facilitar o entendimento de tudo o máximo que pudermos.

Lembrem-se que a opinião de vocês e as sugestões são sempre ouvidas e analisadas, a fim de tornar o Minhateca um serviço melhor para vocês.

Bom, provavelmente muitos já notaram que agora existe, na parte superior direita, ao lado do nome da sua conta, dois botões novos: XGb / X pontos (veja a imagem abaixo)


Essa é a área onde você conseguirá realizar pagamentos e tirar dúvidas sobre essa nova funcionalidade.

Então aí muitos usuários já devem ter se perguntado ou pensado: Por que o Minhateca, que é ilimitado e grátis, está cobrando agora?

Vamos por partes para que possamos explicar bem as coisas.

A primeira coisa importante que queremos RESSALTAR é: O Minhateca não deixou de ser ilimitado e nem grátis.

Você continua tendo acesso aos seus arquivos da sua conta e continua podendo, gratuitamente, carregar de forma ilimitada arquivos, assim como baixar eles da sua própria conta.

Queremos enfatizar que você NÃO PAGA para carregar arquivos e nem para baixar eles da sua própria conta.

A segunda coisa importante a dizer é, inicialmente, criamos o Minhateca com a intenção de oferecer uma boa forma de compartilhar informações e ter liberdade de expressão de maneira simples. O projeto deu início a uma grande comunidade e cresceu assustadoramente rápido, muito mais rápido do que imaginávamos. Com esse crescimento, e com tantas sugestões de nossos usuários, tivemos a necessidade de comprar servidores maiores, maiores conexões, melhores desenvolvedores entre outros. Como tudo isso foi crescendo e exingindo mais de nossa equipe, tivemos que cobrar pelos downloads como forma de manter o projeto. Tentamos manter os preços o mais accessível possível!

Todos os usuários registrados ganharam 50MB de crédito para baixar arquivos grátis, mas se quiser baixar mais conteúdo, terá de comprar mais créditos.  Após você adquirir créditos, eles ficam em sua conta e não tem prazo de validade, podem ser usados quando quiser.

Algumas pessoas, durante o decorrer da existência do Minhateca, nos perguntaram do motivo do Minhateca não cobrar pelo serviço. A resposta é simples: durante esse período fizemos um trabalho árduo de entender as necessidades dos usuários e trazer a melhor experiência possível para eles.

Com a cobrança, teremos mais condições de cobrir novos servidores, novas funcionalidades ou até mesmo criar aplicativos para novas plataformas, como é o caso do IOS.

Obs.: Após realizar um download e, por algum motivo ele travou ou recomeçou em outro momento, não se preocupa. O servidor grava essa informação e não cobra novamente por aquilo que você tentou fazer download.

Obs².: Com os programas de pontos, é possível transformar isso em créditos e, em muitos casos, você nem vai precisar pagar por isso.


Obs³.: Copiar arquivos de outras contas é grátis, não precisa pagar, contudo arquivos que foram copiados de outros usuários para a sua conta, no momento do download, serão cobrados. Você não paga pelos arquivos que você mesmo carregou.

Certifique-se de que esses arquivos são seus, pois o sistema identifica isso.

Nós agradecemos imensamente e esperamos continuar contando com a participação ativa dos usuários que sugerem, criticam e nos ajudam, de alguma forma, a melhorar sempre mais.

Bom, dito isso, ficamos por aqui por hoje.

=======================================================================


É isso! Quando com a ajuda do que foi chamado de "grande comunidade que cresceu assustadoramente rápido" a minhateca conseguiu um conteúdo fantástico que o possibilitou começar a cobrar para da grande comunidade para ter acesso às trocas de arquivos...

Mas...

O conceito continua. O "Nós" é sempre mais forte do que o "Eu", então o conceito de compartilhar o que é meu com todos para ter acesso ao que todos tem irá permanecer...

O MinhaTeca ainda permite 50MB semanalmente de downloads, o que é suficiente para livros/apostilas, é razoável para músicas e ineficiente para filmes...

Eu que já tinha 183,15GB compartilhado na minha conta: http://minhateca.com.br/danielrdp
vou até continuar lá até o conteúdo continuar valendo a pena... 
Mas vou começar a usar o Abelha.pt, site português com a mesma estrutura que ainda não aderiu ao capitalismo, ainda está na era do compartilhamento... quando o Abelhas tiver conteúdo suficiente para ignorar o minhateca vou abandona-lo,  como foi abandonado o e-mule, o shareaza, o megaupload e o Naspter nos foi retirado, (dentre tantos outros serviços...)

E quando o Abelhas nos for tirado ou entrar na era do capitalismo também?

Aí com certeza aparecerá outro serviço de compartilhamento... porque o conceito do Nós continua vivo, ninguém mata!