Magazine Luiza

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Cartola FC 2015 - Não perca a primeira rodada!

Cartola FC 2015: mercado aberto para o 11º ano de disputa do fantasy game

Atacantes Fred e Guerrero começam como os mais caros do jogo, valendo C$ 30 cartoletas. Já Alexandre Pato aparece entre as pechinchas eleitas pelos internautas


Programa do Cartola FC - Reunião de precificação 2 (Foto: Globoesporte.com)Programa do Cartola FC definiu precificação dos jogadores mais caros (Foto: Globoesporte.com)
Esfregue as mãos e arregace as mangas, amigo cartoleiro: o mercado já está aberto para a 11ª temporada do Cartola FC. É hora de você que mandou bem em 2014 chamar os amigos mais competitivos para a sua liga, e de você que ficou lá embaixo na tabela se recuperar nesta edição e mostrar que entende, sim, de futebol. 

No fantasy game do Campeonato Brasileiro não tem essa de rebaixamento, todo mundo está convocado para ter uma nova chance no ano seguinte. Não dê bobeira: lembre-se de se inscrever e escalar seu time até sábado, dia 9 de maio, às 16h30m (de Brasília), duas horas antes de a bola rolar para os jogos iniciais. Você pode entrar também no decorrer das rodadas, mas corre o risco de ficar para trás e ser zoado pelos seus amigos. Então, está esperando o quê? Entre já na home do Cartola FC e escale seu time!
Para os marinheiros de primeira viagem, ao acessar a página inicial, o cartoleiro deve escolher nome, escudo, camisa e patrocinador para o seu time. Depois de criar a equipe, é hora de montar a escalação para a rodada de abertura com base nos elencos das 20 equipes da Série A. Todos começam com 100 cartoletas, a moeda de compra de jogadores. De acordo com o desempenho real dos atletas, uma pontuação será atribuída a sua equipe, que pode participar de ligas públicas e privadas.Todos os detalhes estão no Guia do Cartola, com um passo a passo completo para aprender a jogar.

Bons e baratos
Cartola Bom e Barato (Foto: GloboEsporte.com)Os bons e baratos em cada uma das 7 posições
Como qualquer mercado, o do Cartola tem atletas caros e baratos. Alguns dos que custam C$ 5 foram decididos pelos internautas. Apresentamos cinco opções de cada um dos 20 times de atletas que normalmente teriam preços superiores e uma votação aberta definiu os bons e baratos do Brasileirão 2015 

Uma dica: no início da competição, o ideal é apostar em jogadores bons e baratos, que tenham mais chances de se valorizar e render cartoletas aos apostadores - C$ 100,00 nem sempre são suficientes para escalar um time competitivo.
Já o preço dos mais valorizados foi escolhido de outra forma. Um programa ao vivo (assista aqui) com participação especial de Caio Ribeiro e Tiago Leifert, além de cartoleiros espalhados pelo Brasil e jogadores que disputam o Brasileirão. Assim foi definido que Fred e Paolo Guerrero, dois centroavantes, são os mais caros da temporada: C$ 30 cartoletas (os demais "inflacionados" do mercado você confere aqui).

Interatividade
A interatividade continua sendo um ponto forte do Cartola FC. O mural, que pode ser acessado na barra fixa na parte de baixo da tela, é o local para conversar com os amigos e tirar onda. Qualquer mensagem colocada lá pode ser instantaneamente replicada no Facebook, caso o cartoleiro faça essa opção. Por falar na rede social, essa é a principal ferramenta de interação com os jogadores. Acesse o link "www.facebook.com/cartolafc" para dar o seu pitaco.

O nosso Twitter (twitter.com/cartolafc) continua sendo uma forma ágil de dar recados para os fanáticos pelo game. Portanto, siga-nos para estar sempre bem informado. O Blog do Cartola (globoesporte.com/blogs/especial-blog/blog-do-cartola-fc/) também continua ativo para fazer comunicados sobre o jogo e o andamento das atualizações de cada rodada. Para se cadastrar e criar seu time, além de ler todas as notícias relacionadas ao fantasy game, acesse a home do Cartola FC (globoesporte.globo.com/cartola-fc/).

Fred, Guerrero e Robinho são mais caros do game em 2015

Estrelas de Fluminense, Corinthians e Santos são os mais votados em programa especial que definiu os preços de 30 jogadores. Mercado abre na próxima sexta-feira

Agora é oficial: os atacantes Fred, do Fluminense, Guerrero, do Corinthians, eRobinho, do Santos, são os três jogadores mais caros do Cartola FC neste ano. Os preços foram definidos na tarde desta quarta-feira, em programa especial que contou com a presença de Alexandre Saboia, Cassius Leitão e Rodrigo Breves, todos da equipe que comanda o fantasy game. A "reunião" teve ainda a participação do apresentador Tiago Leifert, e do comentarista Caio Ribeiro, ambos da TV Globo, além dos cartoleiros que puderam opinar sobre os valores dos atletas para esta edição via internet.
Artilheiro do último campeonato brasileiro com 18 gols, o camisa 9 do Fluminense foi o mais votado para receber o preço máximo. No entanto, o atacante Fred não será o único a custar C$ 30 na abertura do mercado, programada para a próxima sexta-feira. O peruano Guerrero também recebeu muitas menções e faz companhia ao artilheiro do time carioca no topo da tabela dos jogadores "ouro". O craque Robinho fecha o top 3 valendo 29 cartoletas.
- É o atual artilheiro do Brasileiro, já ganhou a competição duas vezes. Esse ano é o artilheiro do Carioca até o momento, com 11 gols. Também já provou que a culpa da má campanha do Brasil na Copa não foi só dele - justifica Cassius Leitão, lembrando que o atacante enfrenta o Joinville, em casa, na abertura do Brasileirão.
Programa do Cartola FC - Reunião de precificação (Foto: Globoesporte.com)Monique Cardone recebeu a equipe que comanda o Cartola FC no estúdio (Foto: Globoesporte.com)

Entre as opções de preço "prata", o zagueiro Gil, do Corinthians, aparece como um dos principais. Valendo 24 cartoletas no início do game, o defensor do Timão foi bastante elogiado por Caio Ribeiro, que aposta no bom desempenho do jogador.
- O Corinthians é uma equipe bem montada pelo Tite, que sofre poucos gols. E o Gil também é um zagueiro limpo, que toma poucos cartões. Eu colocaria como prata - opina.

Na categoria bronze aparece o artilheiro Luis Fabiano, do São Paulo. Longe de atravessar uma boa fase, o jogador teve seu preço definido por um internauta que torce pelo Tricolor Paulista, mas que não aliviou para o camisa 9.
- Eu não daria C$ 21. Ele fica muito em impedimento, alterna entre reserva e titular também. Eu daria 19 cartoletas - crava o cartoleiro Alan.
Marcelo Cirino, do Flamengo, e Elias, do Corinthians, entraram na "super promoção". Com a colaboração dos internautas, ambos tiveram seus preços reduzidos para 15 cartoletas e são ótimas alternativas para o início do fantasy game.
Elias Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)Em promoção, Elias vai custar apenas C$ 15 (Foto: Marcos Ribolli)
Durante o programa também foi anunciada uma novidade no Cartola FC para este ano. Após o pedido de muitos cartoleiros, o "Parciais FC" passa a ser o aplicativo oficial do fantasy game para os que desejam acompanhar o desempenho de seus times em Tempo Real durante as rodadas.
- Fiz o aplicativo meio que pra mim. Jogava bastante e visitava muito o site, então senti a necessidade. Aí fiz e mostrei para os amigos, eles gostaram, mas não imaginava que fosse fazer tanto sucesso - conta Lucas Silva, idealizador do aplicativo, que ainda não está disponível para ser baixado.
O Campeonato Brasileiro tem início no dia 9 de maio com três partidas: Palmeiras x Atlético-MG e Chapecoense x Coritiba, às 18h30 (de Brasília), e Fluminense x Joinville, às 21h. O mercado do Cartola abre na próxima sexta-feira. Já o fechamento segue sendo duas horas antes do início da rodada. 
Confira abaixo a lista dos 30 jogadores mais caros do Cartola FC em 2015:
Cartola FC - Os 30 jogadores mais caros (Foto: Futdados)

Enquetes definem sete pechinchas do game. Pato é destaque

Votação encerrou nesta segunda e apontou tricolor como um dos que custarão C$ 5. PV, Cicinho, Rhodolfo, Arouca, Lucas Lima e Gilberto também têm preço baixinho


Durante toda a semana passada, votações foram criadas no site GloboEsporte.com para definir os jogadores bons e baratos que terão preço de apenas C$ 5 na temporada 2015 no Cartola FC. Foram sete enquetes e mais de 270 mil votos desde a última segunda-feira (13/04), quando a disputa entre os goleiros teve início. Dos sete atletas escolhidos para pechinchas do ano, os mais badalados são Alexandre Pato (São Paulo) eArouca (Palmeiras).

O são-paulino venceu com sobra a briga entre os atacantes que jogam pelo lado do campo. E olha que a sua concorrência era pesada. Emerson (Corinthians), Willian (Cruzeiro), Thiago Ribeiro (Atlético-MG) e Rildo (Ponte Preta) não chegaram a 50% dos votos da posição. Arouca também teve vida relativamente fácil no duelo entre os meias defensivos (volantes). O palmeirense recebeu quase metade dos votos e deixou para trás o corintiano Ralf.

O embate mais acirrado ocorreu entre os laterais. Marcos Rocha (Atlético-MG) liderou em boa parte da votação, mas acabou ultrapassado por Cicinho (Santos). Outra briga interessante se viu no duelo de atacantes de estilo goleador. Alecsandro (Flamengo) começou na frente, mas logo foi ultrapassado por Nilmar. Nos últimos dias, Gilberto (Vasco) correu por fora e faturou a condição de sair por um excelente preço no Cartola FC.
Lucas Lima - Santos x XV de Piracicaba (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação SantosFC)Lucas Lima teve a maior porcentagem de votos de todas as enquetes (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação SantosFC)










A maior votação em termos percentuais foi dada a Lucas Lima (Santos). O candidato a craque recebeu 58,26% dos votos dados para os meias. Assim sendo, desbancou jogadores de mais nome como Dátolo (Atlético-MG) e Wagner (Fluminense). Entre os goleiros, Paulo Victor(Flamengo) teve quase 54% da preferência e não deu chance aos rivais. Panorama semelhante ao dos zagueiros. Rhodolfo (Grêmio) liderou a pesquisa sem dar qualquer tipo de brecha aos concorrentes. Nem mesmo Juan, do rival Internacional, foi capaz de assustar.

Veja como ficou o resultado das enquetes que definiram os Bons e Baratos:

GOLEIRO - 74.311 votos1) Paulo Victor (Flamengo) - 40.097 (53,96%)
2) Martín Silva (Vasco) - 13.466 (18,12%)
3) Renan (Goiás) - 10.810 votos (14,55%)
4) Magrão (Sport) - 5.725 votos (7,70%)
5) Weverton (Atlético-PR) - 4.213 votos (5,67%)

LATERAL - 57.181 votos
1) Cicinho (Santos) - 22.092 votos (38,64%)
2) Marcos Rocha (Atlético-MG) - 21.230 votos (37,13%)
3) Fabrício (Cruzeiro) - 6.241 votos (10,91%)
4) Lucas (Palmeiras) - 5.993 votos (10,48%)
5) Sueliton (Joinville) - 1.625 votos (2,84%)

ZAGUEIRO - 32.915 votos
1) Rhodolfo (Grêmio) - 17.678 votos (53,71%)
2) Rafael Toloi (São Paulo) - 6.610 votos (20,08%)
3) Juan (Internacional) - 5.209 votos (15,83%)
4) Leandro Almeida (Coritiba) - 2.433 votos (7,39%)
5) Thiago Heleno (Figueirense) - 985 votos (2,99%)

MEIA DEFENSIVO (VOLANTE)  - 24.757 votos
1) Arouca (Palmeiras) - 11.929 votos (48,19%)
2) Ralf (Corinthians) - 8.572 votos (34,62%)
3) Maicon (Grêmio) - 1.716 votos (6,93%)
4) Edson (Fluminense) - 1.712 votos (6,92%)
5) Bruno Silva (Ponte Preta) - 828 votos (3,34%)

MEIA - 27.426 votos
1) Lucas Lima (Santos) - 15.977 votos (58,26%)
2) Dátolo (Atlético-MG) - 7.505 votos (27,36%)
3) Wagner (Fluminense) - 1.803 votos (6,57%)
4) Marquinhos (Avaí) - 1.431 votos (5,22%)
5) Marcos Guilherme (Atlético-PR) - 710 votos (2,59%)

ATACANTE (DE LADO DE CAMPO) - 21.315 votos
1) Alexandre Pato (São Paulo) - 12.037 votos (56,47%)
2) Emerson (Corinthians) - 5.162 votos (24,22%)
3) Willian (Cruzeiro) - 2.619 votos (12,29%)
4) Thiago Ribeiro (Atlético-MG) - 951 votos (4,46%)
5) Rildo (Ponte Preta) - 546 votos (2,56%)

ATACANTE - 32.483 votos
1) Gilberto (Vasco) - 12.780 votos (39,34%)
2) Nilmar (Internacional) - 11.937 votos (36,75%)
3) Alecsandro (Flamengo) - 6.694 votos (20,61%)
4) Roger (Chapecoense) - 545 votos (1,68%)
5) Wellington Paulista (Coritiba) - 527 votos (1,62%)

Cartola fc 2015 -10 Dicas Básicas para ser o cara do Fantasy Game

Saiba quais são os segredos dos cartoleiros que estão sempre na ponta da tabela do cartola fc.

Ser o cara do Cartola Fc nunca foi algo fácil de se conquistar, nos últimos dois anos ficou ainda mais complicado, o futebol Brasileiro ficou totalmente imprevisível. Jogadores que eram cotados como certos para “mitar” acabaram decepcionando muitas vezes, e quem se saiu bem foram os sortudos. Pera ai, então quer dizer que Cartola Fc é apenas sorte? não, definitivamente não, porém ela deve andar juntinha com sua capacidade de analisar a rodada da forma correta. Seguir as 10 dicas que preparamos sobre o Cartola Fc pode ser um bom começo.
Dicas para quem está iniciando no cartolafc
  1. Lembre-se de escalar: o seu time em todas as rodadas: não escalar o seu time numa determinada rodada pode ser fatal e comprometer o seu patrimônio, além de derrubar o seu time na classificação.
  2. Acumule cartoletas nas primeiras rodadas: pensar em pontuação é muito importante, mas nas primeiras rodadas é essencial acumular patrimônio. Um cofre cheio lhe permitirá formar grandes times no futuro. Confira nosso texto de como funciona o Sistema de valorização do Cartola fc nas primeiras rodadas.
  3. Não seja clubista: essa talvez seja a mais difícil das dicas a ser seguida, afinal de contas, não é fácil ter que torcer para o principal rival do seu time, mais mesmo assim, lembre-se não escale apenas os jogadores do seu time do coração, e não despreze jogadores de times que você não gosta. No Cartola FC você não é um torcedor, mas sim o dirigente do seu time.
  4. Confiar em si mesmo: nós sempre lembramos aos visitantes do nosso site que as dicas são criadas para ajudar o cartoleiro na hora de decidir quem escalar, se você apenas copiar nossa escalação, você não está se divertindo da forma correta. Já aconteceu muitas vezes de alguém mudar a escalação na ultima hora por conselho dos outros e acabou se dando mal por isso, confie na sua intuição.
  5. Escolha as unanimidades corretas: A cada rodada sempre surgem 3 nomes que irão aparecer em 90% dos times escalados no cartola fc, isso acontece porque estes jogadores tem tudo para fazer acima dos 10 pontos na rodada. Como assim? Bem, é fácil entender que se o Corinthians enfrentar o Lanterna da competição, aquele que tem a defesa mais vazada, um de seus atacantes deve aparecer na lista de unanimidades da rodada. Sempre damos uma ajudinha com nossa Coluna Unanimidades da rodada.
  6. Economize Cartoletas C$: Eu sei, é tentador escalar jogadores até gasta o ultimo centavo de Cartoleta que temos na gaveta, porém é preciso entender que nem sempre é preciso fazer isso. As vezes as melhores apostas são jogadores bem em conta, esses além de pouco escalados podem ser um diferencial na hora de ultrapassar a galera nas ligas em que você participa, nós damos em cada rodada dicas de jogadores Bons e Baratos do Cartolafc, elas servem para você que quer economizar e para quem está como patrimônio apertado.
  7. Escolha entre 3 e 5 times para apostar: O Internacional vai enfrentar o lanterninha da competição e eu vou escalar todos os jogadores dele, NÃO FAÇA ISSO NUNCA, nós sabemos como é fácil no campeonato brasileiro as zebras aparecerem, e se isso acontecer você estará ferrado. O ideia é ver quem são os favoritos da rodada, e focar suas apostas neles, apostar em muitos times também poder ser arriscado, afinal de contas, você terá que acertar um número maior de possibilidades, faça isso apenas se você se considera uma “mãe diná”.
  8. Escolha entre 3-4-3 ou 4-3-3: essas são as formações mais produtivas do cartola fc, o 4-3-3 deve ser usado quando as unanimidades forem todas do ataque e você tiver boas opções nas laterais, eles podem ganhar 5 pontos de SG em caso da defesa não vazar, e ainda sobem ao ataque podendo render algumas Assistências ou até mesmos Gols. Já o 3-4-3 deve ser usando quando a oferta de laterais não for tão boa e tivermos bons jogos para os meias.
  9. Aposte: Aposte sempre em pelo menos um jogador, essa atitude é que diferencia “os homens das crianças” no cartola fc, escolha um jogador que ninguém está escalando e você acha que pode ir muito bem na rodada, se você acertar, você vai deixar muita gente comendo poeira em suas ligas. Nós do cartola fc dicas temos um que traz 3 apostas a cada rodada.
  10. Acompanhe nossas dicas: Essa certamente é nossa dica mais importante, acompanhe nossas dicas em todas as rodadas, nossos colunistas estão sempre figurando em os 1000 primeiros do cartolafc, lembre-se que temos mais de 2 milhões de cartoleiros.
    A melhor forma de você ajudar o site a crescer e melhorar o conteúdo é divulgando e compartilhando com seus amigos pelas redes sociais da vida, use nosso chat ou o sistema de comentário para discutir as escalações e colunas com os amigos, Não se esqueça que estamos abertos a dicas, sugestões ou críticas através de nosso canais de contato.
Joinvile (Santa Catarina)
Havia muito tempo que o Joinvile não subia a Seria A do Brasileirão, mas de um tempo para cá, começou a desenvolver um bom trabalho pensando a médio e longo prazo, e o resultado está aí. Foi muito bem na série B do ano passado e subiu com autoridade. Dois jogadores chamam a atenção neste time, são eles: Fabinho e Rafael Costa. Dois bons atacantes, sendo o primeiro, um jogador moderno que atua pelos lados do campo, e volta para recompor o meio de campo, e o segundo, um centroavante rompedor e com ótimo poder de finalização. Serão boas opções no mercado, pois começarão com preços bem convidativos.

Avaí (Santa Catarina)
Time do nosso eterno ídolo do tênis Gustavo Kuerten (Guga), o Avaí fez uma excelente serie B. Capitaneado pelo veteraníssimo técnico Geninho, que, diga-se, está fazendo um grande trabalho em Santa Catarina, o Leão da Ilha poderá surpreender os times grandes nesta série A, principalmente quando jogar em seus domínios. O Avaí é muito forte na Ressacada! Quem poderá render boas pontuações aos Cartoleiros, é o goleador André Lima, jogador bastante rodado e que tem faro de gol. Será uma opção boa e barata para os Cartoleiros!

Ponte Preta (São Paulo)
Fundada em 1900 por um grupo de estudantes, é o clube mais antigo do Estado de São Paulo ainda em atividade! A macaca fez uma excelente Série B e assim como Joinvile e Avaí, poderá surpreender os adversários principalmente jogando em Campinas. O destaque da Ponte Preta para o Brasileirão 2015 fica por conta do goleiro Marcelo Lomba, que costuma ser um bom pontuador no Cartola. Sempre muito acionado, costuma operar grandes milagres, alavancando a pontuação dos Cartoleiros com suas defesas difíceis.


Vasco da Gama (Rio de Janeiro)
Com uma enorme e apaixonada torcida, e sendo um dos gigantes do futebol brasileiro, o Vasco da Gama não fez mais que sua obrigação ao voltar para a Série A do Brasileirão. Capitaneado pelo jovem e competente técnico Doriva, o Vasco será muito mais coração e raça, do que um time técnico e com grandes jogadores. Gilberto, ex Inter de Porto Alegre, e que estava no fraco futebol Canadense poderá ser um ótimo pontuador, e deverá ter um valor convidativo para os cartoleiros escalarem, e claro não podemos esquecer do grande reforço do time na temporada, o Atacante Dagoberto.

  • A principal das dicas 1° rodada cartola fc está na regra do bom e barato, ou seja, comprar jogadores não famosos, mas com chance de jogar bem e pontuar bastante.
  • Times maiores (fora da Libertadores ou Copa do Brasil) que jogam em casa possuem jogadores menos cotados, mas com mais chances de valorizar na pontuação do globo cartola.
  • Nas primeiras rodadas cartola fc é necessário ter boa gestão financeira. Ou seja, não compre em excesso nomes famosos e caros.
  • Bons conhecimentos e amor por futebol são aspectos imprescindíveis não apenas considerando as dicas1° rodada cartola fc como também os demais turnos.
  • Outra das dicas da rodada inicial a ser levada em conta está na falta de depreciação no cartola fc. O próprio inventor do fantasy game diz que a desvalorização dos jogadores quase nunca ultrapassa 20 cartoletas até o final.
  • Fique de olho em uma das grandes dicas 1° rodada cartola fc! Jogadores que valem menos de 5 cartoletas quase sempre são aqueles que recebem mais valorização.
  • Especialistas em dicas cartola indicam: Forte queda no 1° turno gera impacto negativo enorme nas médias de pontos e preços às próximas rodas.
  • Se informe no noticiário esportivo e escale seu time cartola fc perto do prazo final. Imprevistos podem tirar jogadores da partida em cima da hora.










  • Guia do Cartola FC: aprenda a criar times, comprar jogadores e muito mais

    Manual explicativo reúne dicas fundamentais para um usuário iniciante aprender desde o básico até comandos específicos utilizados no fantasy game do GloboEsporte.com

    O Guia do Cartola FC reúne dicas fundamentais e informações importantes sobre o jogo virtual do Campeonato Brasileiro criado pelo GloboEsporte.com. Se você é um iniciante no fantasy game não fique preocupado, pois com este manual explicativo aprenderá coisas básicas, como criar um time ou comprar jogadores, até comandos mais específicos, como usar o assistente técnico. Assim, logo logo se tornará um cartoleiro de verdade.
    01
    COMO CRIAR UM TIME
    Em primeiro lugar, é necessário se cadastrar, preenchendo o formulário com os seus dados pessoais. 
    Guia Cartola tela Cadastro Cartola (Foto: Reprodução)
    Depois de ativar o cadastro, a segunda etapa consiste na criação do nome do time, nome do Presidente e a indicação do seu time do coração. Com tudo preenchido, basta clicar em "Continuar".
    Guia Cartola tela Nome do Time (Foto: Reprodução)
    Em seguida, você terá que criar o escudo do time. Há diversos modelos básicos que podem ser customizados com cores diversas, adornos, brasões e siglas. Deixe o escudo do seu jeito e clique em "Continuar". 
    Guia Cartola tela escolha do Escudo (Foto: Reprodução)

    Depois é o momento de personalizar a camisa dos jogadores. São vários modelos disponíveis, escolha um e defina as cores primária, secundária e terciária. Após montar o uniforme do seu time, clique novamente no botão "Continuar".  
    Guia Cartola tela escolha da Camisa (Foto: Reprodução)
    O último passo é escolher o patrocínio do seu clube. Escolha uma das cinco opções e clique em "Finalizar". 
    Guia Cartola tela escolha do Patrocinador (Foto: Reprodução)
    Você acaba de criar o seu time no Cartola FC e terá 100 cartoletas, a moeda virtual do jogo, para comprar 11 jogadores e o técnico, todos com um valor pré-determinado no game. 
    02
    COMO COMPRAR JOGADORES
    No Cartola FC, um dos principais objetivos é montar uma equipe competitiva. Mas, para isso, é preciso comprar os jogadores que farão parte do time vencedor. Caso não saiba como contratar atletas, veja o tutorial abaixo. 
    No menu superior da tela do jogo, clique na aba "Meu time", que fica entre as opções "Página inicial" e "Ligas". 
    Guia Cartola tela Meu Time (Foto: Reprodução)
    Abaixo aparecerá o seu plantel vazio. Clique na opção "comprar jogador" de acordo com a posição do atleta que você procura.
    Guia Cartola tela Plantel compra de jogador (Foto: Reprodução)
    Uma página com os jogadores de todos os clubes do Campeonato Brasileiro aparecerá. Os atletas são alocados por ordem de preço. Para filtrar a lista, utilize as ferramentas localizadas abaixo do título "lista de jogadores".
    Guia Cartola tela Lista de Jogadores time (Foto: Reprodução)
    Ao encontrar o jogador que você quer comprar, toque no ícone com a letra "C" ao lado dele. Imediatamente, o mesmo aparecerá no campo ao lado direito da sua tela. Caso se arrependa e queira outro atleta, toque no ícone "V" para vendê-lo sem custo.
    Fique ligado no valor do jogador. Você precisa preencher os 12 espaços em campo (11 jogadores e mais o técnico) para poder jogar, mas não pode ultrapassar seu orçamento, que aparece na parte inferior da tela.
    03
    COMO SALVAR UM TIME
    Monte a sua equipe com todos os 11 atletas, já que não é possível participar do jogo com o time incompleto. Assim que terminar de escalar o seu time, uma janela irá subir do canto inferior da sua tela, avisando que já é possível salvar a escalação do seu elenco. Clique no botão "Salvar time" para fechar seu plantel e torça por um bom desempenho desses jogadores.  
    Guia Cartola tela Salvar Time (Foto: Reprodução)
    Vale lembrar que é possível modificar os atletas escolhidos a todo momento, até duas horas antes da bola rolar para o primeiro jogo da rodada. 
    04
    COMO GANHAR CARTOLETAS E VALORIZAR O SEU TIME
    Antes do início do Cartola FC 2014, a equipe responsável pelo jogo estipula um preço a cada jogador. Uns custam mais caro e outros estão baratos no mercado do fantasy game. Para você ganhar dinheiro - as chamadas cartoletas - é muito importante pensar na melhor estratégia para valorizar o seu time e, consequentemente, mandar bem no jogo. 
    O principal passo é lembrar que o desempenho do atleta em uma rodada altera diretamente o seu dinheiro nos cofres. Sendo assim, para conseguir cartoletas é preciso vender jogadores que evoluam a cada rodada, isso porque se o atleta não pontuar o necessário para o seu valor de custo, ele desvalorizará. Desta forma, se um dos seus jogadores valorizou em uma jornada, venda-o na próxima e lucre, principalmente aqueles que entraram na seleção da rodada. Isso porque, dificilmente, eles repetirão a atuação de gala. 
    Ao montar o seu time também é importante que você sempre procure atletas bons e baratos. É muito mais fácil um jogador com um preço baixo valorizar do que um caro. Isso porque a expectativa sobre um craque é maior e, por isso, se exige uma pontuação alta para justificar o seu alto valor de custo. Portanto, é interessante investir naqueles que foram mal na rodada anterior. Então chegamos a conclusão que a fórmula para o sucesso é a seguinte: quanto menor for o preço de um atleta e maior for a sua pontuação, maior será a valorização do seu time.
    Contudo, é fundamental que você fique sempre atento aos próximos jogos. Afinal, se um dos grandes clubes vai enfrentar um time de menor expressão dentro de casa, é bem provável que ele saia vencedor e seus jogadores pontuem bastante. Também é importante ficar ligado nos jogadores lesionados e suspensos, além dos craques que, em geral, rendem bons frutos do início ao fim do Brasileirão. 
    05
    COMO UTILIZAR A FUNÇÃO ASSESSOR DE IMPRENSA
     A função assessor de imprensa divulga no seu Facebook todas as novidades sobre a escalação, os troféus e os pontos conquistados pelo seu time, para seus amigos. 
    Para ativar esta função vá na tela inicial do Cartola FC, clique no ícone "Assessor de Imprensa", que fica ao lado da opção "Assistente Técnico". 
    Guia Cartola tela Assessor de Imprensa (Foto: Reprodução)
    Na sequência abrirá uma página com a opção ativado (ícone verde), caso queira desativá-lo basta clicar neste mesmo botão.
    Guia Cartola tela Ativado o Assessor de Imprensa (Foto: Reprodução)
    Para começar a divulgar sua equipe, use as diversas ferramentas que o recurso proporciona. Basta configurar o que você quer que seus amigos saibam, escolhendo as novidades que devem ou não ser compartilhadas, dentre elas a sua pontuação de cada rodada e os prêmios conquistados pelo seu time. 
    Guia Cartola tela Notificações do Assessor de Imprensa (Foto: Reprodução)


    06
    COMO FUNCIONA O ASSISTENTE TÉCNICO
    O Cartola FC possui um recurso para ajudar os jogadores com dificuldades em escalar seu time no game chamado "Assistente Técnico", que fica localizado ao lado do ícone "Assessor de imprensa". 
    Guia Cartola tela Assistente Técnico (Foto: Reprodução)
    O recurso pode ser ativado a qualquer momento e permite que o sistema escale automaticamente o time do usuário, de acordo com os três setores do campo (defesa, meio-campo e ataque). O objetivo do Assistente é substituir, na sua equipe, os atletas que não devem entrar em campo nos jogos do ‘mundo real’. 
    O critério para a substituição é baseado na atualização dos status dos jogadores (‘suspenso’, ‘contundido’ ou ‘nulo’), que são definidos manualmente de acordo com matérias e escalações divulgadas pelo GloboEsporte.com
    Guia Cartola tela Ativar Assistente Técnico (Foto: Reprodução)
    As mudanças de status são realizadas até duas horas antes da rodada começar. Os atletas que se encaixarem em um dos status citados acima serão substituídos por outros com o status ‘provável’ (que devem, de fato, jogar). Esta substituição acontece apenas uma vez por rodada, duas horas após o fechamento do mercado.
    O recurso busca por outros atletas (que custem a mesma quantidade de cartoletas) com status ‘provável’, de acordo com a relação de times previamente escolhida pelo usuário. É importante ressaltar que a escalação de um atleta pelo Assistente Técnico não é garantia da sua pontuação no Cartola FC, pois outros fatores podem influenciar na sua participação na rodada.
    07
    COMO CRIAR, PARTICIPAR E SAIR DE UMA LIGA
    Se você tem muitos amigos que participam do Cartola FC, que tal criar uma liga entre vocês para comparar quem tem o melhor time ao longo do ano? Confira o passo a passo abaixo.
    Na barra superior do menu principal do Cartola, escolha a opção Ligas. Clique no botão “Criar liga”, situado no canto direito. 
    Guia Cartola tela Criar Ligas (Foto: Reprodução)
    O primeiro passo é definir o nome e escrever uma descrição para ela (com até 90 caracteres). Em seguida clique em "continuar". Então, você cria uma flâmula para a sua liga, customizando o formato e as cores. Ao terminar, clique em "finalizar", e sua liga estará criada.
    Guia Cartola tela Nome da Liga (Foto: Reprodução)
    Para encontrar uma liga presidida por amigos ou por outros jogadores clique em "Ligas" na barra superior do menu principal, depois "buscar por Liga" e insira o nome desejado. Identifique a competição que procura e em seguida clique no botão lateral verde "participar". Uma solicitação será enviada ao presidente da Liga para autorizar sua entrada.
    Mas, se por acaso o cartoleiro não deseja mais fazer parte de uma liga siga a instrução abaixo.
    Acesse a aba de ligas no menu principal do Cartola e procure a liga da qual você não quer mais fazer parte. Clique no botão "Ver classificação completa" da respectiva liga para abrir as propriedades da mesma. Depois, clique na opção “sair” logo abaixo do nome da liga e ao lado do nome do presidente. 
    Guia Cartola tela Sair da Liga (Foto: Reprodução)
    Uma mensagem perguntando se você realmente deseja sair vai ser emitida. Confirme e, pronto, você não participará mais da liga.
    Guia Cartola tela Mensagem de Sair da Liga (Foto: Reprodução)




    As dicas estão aí para dar os seus primeiros passos como autêntico dirigente do futebol brasileiro. A partir de agora, avalie o mercado, trace a sua estratégia e mãos à obra. Boa sorte!

    REGULAMENTO DO CONCURSO DESPORTIVO E RECREATIVO
“CARTOLA FC”



    1. O CARTOLA

    1.1. O concurso cultural desportivo e recreativo denominado “CARTOLA FC” (“Cartola”) será realizado pela GLOBO COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÕES S.A., com endereço na Av. das Américas, nº 500, bloco 18,  sala 103, Downtown, Barra da Tijuca, na Cidade e Estado do Rio de Janeiro, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 27.865.757/0024-90 (“GLOBO”) e terá por objetivo o entretenimento e o lazer dos internautas em geral que poderão participar gratuitamente por meio do site www.globoesporte.com/cartolafc (“Site”).

    1.2. Poderão participar do Cartola todos os internautas residentes e domiciliados no Brasil que se inscreverem no Site (“Participante”), a qualquer momento, durante a realização da Temporada de 2015 do Campeonato Brasileiro de Clubes da Futebol – Série A, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (“Campeonato Brasileiro”).

    1.2.1. Caso o Participante não tenha 18 (dezoito) anos completos ou se trate de pessoa que necessite de representação na forma da lei, deverá estar devidamente representado ou assistido (conforme o caso), por seus pais ou responsáveis legais, os quais deverão preencher a inscrição no Cartola em caráter de representação ou assistência, responsabilizando-se integralmente pelo Participante e seus atos.

    1.2.2. Esclarece-se que é tecnicamente impossível que os Participantes escolham como login palavras, expressões ou conjuntos gráfico-denominativos que já tenham sido escolhidos por outros Participantes. Reconhecem os Participantes ser vedada a escolha de expressões malsoantes, injuriosas, coincidentes com marcas de produtos ou serviços, denominações sociais, expressões publicitárias, nomes ou pseudônimos de personalidades, de pessoas famosas ou outras expressões registradas por terceiros e/ou que não remetam à identidade do participante e/ou que sejam contrários à lei, à ordem pública ou às exigências da moral e dos bons costumes. Além disso, é terminantemente proibido o uso de nomes de marcas, programas, produtos e/ou serviços de propriedade e/ou oferecidos pela GLOBO e/ou de qualquer uma de suas sociedades direta ou indiretamente controladas, controladoras ou sob controle comum.

    1.2.3. O Participante que não atender ao estabelecido itens acima será imediatamente desclassificado do Cartola, bem como terá seu login bloqueado, sem qualquer aviso prévio e a exclusivo critério da GLOBO.

    1.3. O Cartola será pautado no Campeonato Brasileiro e, portanto, se iniciará igualmente no dia 09 de maio de 2015 e terminará no dia 6 de dezembro de 2015.

    1.4. O Cartola poderá ser acessado e utilizado através dos seguintes navegadores: Internet Explorer (9 ou superior), Firefox (última versão), Google Chrome (última versão), App (Mobile) e Safari (última versão). Caso o Participante necessite de suporte para utilizar o Cartola em quaisquer desses navegadores, deverá enviar e­mail para cartola@globoesporte.com.

    1.5.   É terminantemente proibido o uso de marcas, nomes, programas, produtos ou serviços de propriedade ou oferecidos pelas empresas que integram o Grupo Globo, incluindo, especificamente, o desenvolvimento de quaisquer espécies de softwares aplicativos para internet e mobile que façam usam de elementos do Cartola, como, por exemplo, sua marca, identidade visual, mecânica, ranking, dentre outros elementos próprios.

    2. MECÂNICA E REGRAS DO CARTOLA

    2.1. Ao se inscrever para participar do Cartola, cada um dos Participantes receberá o total de 100 (cem) moedas virtuais (denominadas por “Cartoletas”) para montar um clube de futebol composto por 11 (onze) jogadores e um técnico a ser administrado pelo Participante durante o Campeonato Brasileiro (“Clube”), de acordo com a estratégia que julgar mais inteligente e adequada.

    2.1.1. Para compor o seu Clube, o Participante deverá se utilizar das Cartoletas para comprar os jogadores e o técnico, de acordo com os valores dos passes de cada um que irão variar de acordo com o seu desempenho a cada rodada do Campeonato Brasileiro, nos termos do item 2.3 abaixo.

    2.1.2. Cada Participante poderá criar apenas 1 (um) Clube, sob pena de desclassificação imediatamente do Cartola.

    2.1.3. Os valores dos jogadores e técnicos no Cartola serão definidos conforme mecanismo estabelecido a critério da GLOBO e serão alterados a cada rodada do Campeonato Brasileiro, de acordo com o seu desempenho da rodada anterior. Ressalta-se que referidos valores não serão baseados nos valores reais dos jogadores e técnicos.

    2.1.4. Alternativamente ao item 2.1 acima, o Participante poderá optar que o seu Clube seja montado automaticamente pelo Site. Caso opte pela escalação automática, as Cartoletas serão utilizadas e gastas automaticamente e a critério do Site e o Participante concorda desde já com qualquer escalação que venha a ser feita pelo Site.

    2.2. A cada rodada do Campeonato Brasileiro os Participantes poderão alterar quaisquer membros do seu Clube, desde que até 2 (duas) horas antes do início do primeiro jogo da rodada seguinte. O horário limite para alteração estará disponível para consulta no Site.

    2.3. O desempenho (ações) dos jogadores a cada rodada do Campeonato Brasileiro será transformado em pontos no Cartola e computados para o Clube a cada rodada do Campeonato Brasileiro, de acordo com as seguintes regras:

    AÇÃO       PONTOS

    ROUBADA DE BOLA (RB)    + 1,7 pontos


    FALTA COMETIDA (FC)    - 0,5 ponto


    GOL CONTRA (GC)     - 6,0 pontos


    CARTÃO AMARELO (CA)    - 2,0 pontos


    CARTÃO VERMELHO (CV)   - 5,0 pontos


    FALTA SOFRIDA (FS)    + 0,5 ponto


    PASSE ERRADO (PE)    - 0,3 ponto


    FINALIZAÇÃO NA TRAVE (FT)   + 3,5 pontos


    FINALIZAÇÃO DEFENDIDA (FD)   + 1,0 ponto


    FINALIZAÇÃO PARA FORA (FF)   + 0,7 ponto


    GOL (G)      + 8,0 pontos


    IMPEDIMENTO (I)     - 0,5 ponto


    PÊNALTI PERDIDO (PP)    - 3,5 pontos


    ASSISTÊNCIA* (A)     + 5,0 pontos

    * Será considerada ASSISTÊNCIA somente o último passe antes de um gol. A ASSISTÊNCIA ocorrerá quando o finalizador da jogada recebe a bola diretamente de quem executou seu passe, mesmo que em seu percurso, a bola sofra pequenos desvios, sem alterar significativamente seu destino final até o gol. Para evitar dúvidas, não serão consideradas ASSISTÊNCIAS o passe para um gol contra e os lances de bola parada, o jogador ajeita a bola com um leve toque para o finalizador da jogada.

    PONTUAÇÃO EXCLUSIVA PARA GOLEIROS, ZAGUEIROS E LATERAIS:

    AÇÃO       PONTOS

    JOGO SEM SOFRER GOL (SG)   + 5,0 pontos

    PONTUAÇÕES EXCLUSIVAS PARA GOLEIROS:

    AÇÃO       PONTOS

    DEFESA DIFÍCIL (DD)    + 3,0 pontos


    DEFESA DE PÊNALTI (DP)   + 7,0 pontos


    GOL SOFRIDO (GS)    - 2,0 pontos

    2.3.1. A pontuação dos técnicos será equivalente à média da soma dos pontos do desempenho dos jogadores do clube que efetivamente dirige no Campeonato Brasileiro.

    2.4. Caso quaisquer das partidas do Campeonato Brasileiro vierem a ser interrompidas antes do término do tempo regulamentar, as ações executadas pelos atletas até a interrupção da partida serão transformadas em pontos para os Clubes do Cartola, independentemente da consequência da interrupção (ex.: cancelamento do jogo, conclusão do tempo restante em outro dia, etc.).

    2.5. O Participante poderá escolher para o seu Clube um esquema tático dentre as 7 (sete) opções oferecidas pelo Cartola, quais sejam:

    ESQUEMA ZAGUEIROS  LATERAIS  MEIAS  ATACANTES:

    4-4-2 - 2 zagueiros 2 laterais 4 meias 2 atacantes


    4-3-3  2 zagueiros 2 laterais 3 meias 3 atacantes


    5-3-2 - 3 zagueiros 2 laterais 3 meias 2 atacantes


    3-5-2 - 3 zagueiros 5 meias 2 atacantes


    3-4-3 - 3 zagueiros 4 meias 3 atacantes


    4-5-1 - 2 zagueiros 2 laterais 5 meias 1 atacante


    5-4-1 - 3 zagueiros 2 laterais 4 meias 1 atacante

    2.6. O Participante poderá ativar a qualquer momento um ‘Assistente Técnico’ que permitirá que o Site passe a escalar o Clube automaticamente. Caso opte por ativar o Assistente Técnico, as Cartoletas serão utilizadas e gastas automaticamente e a critério do Site e o Participante concorda desde já com qualquer escalação que venha a ser feita pelo Site.

    2.7. O Cartola conterá 4 (quatro) ligas: (i) a Liga Nacional - composta por todos os Participantes do Cartola; (ii) as Ligas Regionais - divididas por estados brasileiros; (iii) as Ligas compostas somente pelo clube de futebol que o Participante é torcedor (a ser informado no cadastro no Cartola); e (iv)  as Ligas Privadas - compostas exclusivamente por uma rede de Participantes que se interligarem voluntariamente.

    2.7.1. Ao se cadastrar no Cartola, o Clube do Participante: (a) automaticamente passa a fazer parte das Ligas indicadas nos itens (i), (ii) e (iii) supra; e (b) o Participante pode optar pode criar até 6 (seis) ligas privadas que deverão ser utilizadas, no mínimo, por 4 (quatro) outros Participantes do Cartola (“Ligas Privadas”).

    2.7.2. Os Participantes reconhecem e concordam que a GLOBO poderá, a seu exclusivo critério, excluir quaisquer das Ligas Privadas que não sejam utilizadas pelo número mínimo de Participantes indicado no item 2.7.1 acima.

    2.8. Os Participantes reconhecem e concordam que, caso fiquem sem se “logar” no site por mais de 60 (sessenta) dias, o seu Clube e as Ligas que eventualmente administra serão automaticamente deletados do Cartola pela GLOBO.

    3. RANKINGS E PREMIAÇÕES

    3.1. A cada rodada do Campeonato Brasileiro, até o início da primeira partida da rodada seguinte, a GLOBO computará e somará os pontos de cada Clube a partir do desempenho dos jogadores e técnicos na rodada anterior do Campeonato Brasileiro, nos termos do item 2.3 acima.

    3.1.1. Caso o prazo acima não consiga ser cumprido em virtude de problemas técnicos, a GLOBO informará o problema no Site e, se possível, a nova previsão de reabertura do mercado.

    3.2. Os Clubes dos Participantes serão classificados em rankings no Site conforme sua pontuação e independentemente da(s) Liga(s) que participem, da seguinte maneira: (i) ranking por rodada do Campeonato Brasileiro; (ii) ranking por mês; (iii) ranking por turno do Campeonato Brasileiro; e (iv) ranking final após o término do Campeonato Brasileiro.

    4. DISPOSIÇÕES GERAIS

    4.1. Este regulamento estará disponível no http://globoesporte.globo.com/blogs/blog-do-cartola-fc/ (“Blog do Cartola”) e serão automaticamente desclassificados do Cartola os Participantes que tentarem desrespeitar quaisquer de seus itens e/ou que utilizarem quaisquer meios ilícitos ou não expressamente permitidos para obter benefício próprio ou para terceiro.

    4.1.1. Sem prejuízo do disposto neste regulamento poderão ser igualmente desclassificados do Cartola, a critério da GLOBO, os Participantes que desrespeitarem as políticas de segurança e privacidade do Portal Globo.com, disponível em: http://www.globo.com/privacidade.html

    4.2. As questões não previstas neste regulamento serão analisadas e julgadas por uma comissão composta por representantes da GLOBO, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis e serão publicadas no Blog do Cartola.

    4.3. Os Participantes concordam com todos os termos deste regulamento sem reservas a partir da sua inscrição no Cartola e reconhecem que este regulamento poderá ser alterado pela GLOBO tantas vezes quanto necessário durante o Campeonato Brasileiro, garantida a sua divulgação de forma eficaz no Blog do Cartola, a critério exclusivo da GLOBO.

    4.4. O Cartola tem toda a sua estrutura tecnológica baseada em sistemas de hardware e software mantidos em ambiente reservado e seguro e a GLOBO se reserva o direito de efetuar toda e qualquer ação corretiva no Site e no Blog do Cartola.

    4.5. Tendo em vista as características inerentes ao ambiente da internet, a GLOBO não tem como garantir que o acesso aos seus sites, ao Cartola, ao Site e/ou ao Blog do Cartola, esteja livre de invasões, interrupções ou suspensões, uma vez que referidas ocorrências não são sujeitas ao seu controle, se eximindo de qualquer responsabilidade proveniente de tais fatos e/ou atos.

    4.6. Reconhecem os Participantes que terceiros de má-fé poderão se utilizar de subterfúgios tecnológicos a fim de ter acesso a seus dados pessoais e/ou a fraudar o Cartola, o Site e/ou o Blog do Cartola e, portanto, isentam a GLOBO de qualquer responsabilidade correlata.

    4.7. A GLOBO se reserva o direito de efetuar toda e qualquer ação corretiva que se aplique às ações de terceiros que venham a interferir no bom funcionamento do Site, do Blog do Cartola e/ou do Cartola.

    4.8. Os Participantes, no ato de inscrição no Cartola, aderem sem reservas a este regulamento e autorizam gratuitamente a divulgação pela GLOBO, a seu critério, dos seus nomes e respectivas pontuações, no Site, no Cartola, no Blog do Cartola, bem como em qualquer mídia para a divulgação do Cartola.

    4.9. A GLOBO poderá suspender ou interromper definitivamente o Cartola, o Site e/ou o Blog do Cartola a qualquer tempo, a seu exclusivo critério.

    4.10. O Cartola é exclusivamente recreativo e desportivo e não é vinculado a qualquer modalidade de sorte e/ou pagamento pelos Participantes, nem vinculação destes ou dos vencedores à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, de acordo com o art. 3º, II da Lei nº 5.768 de 1971 e o art. 30 do Decreto nº 70.951 de 1972.

    4.11. Os Participantes não pagarão nenhuma taxa para inscrição e/ou participação no Cartola.

    4.12. Aplica-se a este regulamento a legislação brasileira e fica eleito o Foro Central da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro para dirimir quaisquer controvérsias dele oriundas.