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segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Aprenda um pouco sobre Netiqueta


Dizem que internet é terra de ninguém... Eu prefiro dizer que é terra de todos! À primeira vista a Internet pode parecer anárquica e desorganizada. Se por um lado existe praticamente total liberdade de acesso a uma imensa quantidade de informação, os usuários precisam assumir responsabilidades sobre os atos que praticam na rede. O fato de "podermos" fazer algo não significa necessariamente que "devemos". O abuso dos recursos leva a maioria dos provedores de informação a restringirem cada vez mais os seus serviços. O comportamento inadequado de alguns causa a deterioração de listas e grupos antes úteis para a troca de informação entre seus membros. Entre todos usuários estão as pessoas "de bem" e as pessoas "do mal". Em qual grupo você está? Na sociedade consideramos pessoas do mal aquelas que cospem no chão, falam palavrões, maltratam as pessoas entre outras. Mas pessoas bem-criadas que aprenderam com os pais as regras de convivência não fazem isso. A Internet ainda é muito nova e nossos pais não conviveram com ela, portanto não nos ensinaram a NETIQUETA.

Netiqueta é uma etiqueta que se recomenda observar na internet. A palavra pode ser considerada como uma gíria, decorrente da fusão de duas palavras: o termo inglês net (que significa "rede") e o termo "etiqueta" (conjunto de normas de conduta sociais).
Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, listas de discussão, etc. Serve, também, para regrar condutas em situações específicas (por exemplo, ao colocar-se a resenha de um livro na internet, informar que naquele texto existem spoilers; citar nome do site, do autor de um texto transcrito, etc).
Atente para o fato de que estas regras de etiqueta aplicadas à internet não são oficiais, nem estão documentadas em nenhum lugar. A compilação de normas abaixo está sendo escrita e expandida de forma colaborativa e voluntária, pelos próprios usuários da Internet. Essa é a minha colaboração... Juntei algumas regras no Wikpédia, em listas de discursões (do professor solidário por exemplo), no site www.internetresponsavel.com.br e http://www.safernet.org.br


REGRAS
Evitar enviar mensagens EXCLUSIVAMENTE EM MAIÚSCULAS ou grifos exagerados ou em HTML. Se bem empregadas, as maiúsculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prática é compreendida como se você estivesse gritando, podendo causar irritação ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido. HTML aumenta substancialmente o tamanho das mensagens, o que impacta desnecessariamente o uso da largura de banda nos servidores.

De maneira geral, procure não usar recursos de edição de texto, como cores, tamanho da fonte, tags especiais, etc, em excesso. Use-os, como explicado no item acima, para destacar palavras e expressões importantes, nunca para dar destaque injustificado à mensagem como um todo (mesmo que sua mensagem possua apenas três palavras).

Respeite para ser respeitado e trate os outros como você gostaria de ser tratado. Bom dia", "Olá", "Oi", "Tchau", "Até mais", "Obrigado", são algumas formas de começar e terminar um e-mail educadamente. Não se esqueça de assinar seu nome!
  
Quando você estiver perguntando, provavelmente é porque precisa de ajuda em algo, então aja como tal. Evite ser arrogante ou inconveniente. "help", "socorro", "preciso de ajuda" e "urgente" são títulos de e-mails que não dizem nada! Sempre informe o assunto da mensagem de forma clara e específica;
 
Evite comentários públicos que afetem a cor da pele, orientação sexual e religião dos demais, demonstrando preconceito e racismo.Situações como : Bullying, homofobia, racismo, intolerâncias, fofocas, sempre trarão respostas negativas. rendem só inimizades e dependendo da situação, processos por difamação…
Evitar, nos canais, comentários sobre sexo, religião e política, a menos que estes sejam os assuntos em “discussão”. Pense globalmente! Tenha em mente que podem existir no grupo participantes de nacionalidade, raça, credo, idade e sexo diferentes do seu. Tome cuidado nos seus comentários para não ofender seus companheiros. 

Nunca encaminhe e-mails com a listagem de remetentes anteriores. Além de ser desagradável, os e-mails podem parar nas mãos mal intencionadas. Por isso, envie seus e-mails com CCO (Com Cópia Oculta), assim nenhum endereço fica aparente. Pense bem: você distribui na rua sua caderneta de contatos telefônicos? Por que fará com seus contatos de email?; Evite encaminhar e-mails para todos os contatos. Nunca pratique spam; Não envie aquilo que você não gostaria de receber; Não passe adiante correntes, simpatias e boatos. Use seu senso crítico, não acredite em tudo que você recebe via e-mail, delete;
Cuidado com mensagens pessoais. Não submeta este tipo de mensagem a newsgroups nem listas. Da mesma forma, tome cuidado para não reenviar (forward) mensagens pessoais que tenha recebido de outros. Considere a possibilidade de outras pessoas terem acesso a suas afirmações. Trate cada mensagem como se cópias fossem enviadas para seu chefe, seu pastor e seu pior inimigo.
Não envie mensagens com exagero de caracteres de deslocamento de texto, no lado esquerdo (>). Isto torna a leitura difícil, e cada vez que um usuário re-envia ou responde um e-mail, o texto vai sendo deslocado, provocando um acúmulo de caracteres simbolizados por ">".
Evite enviar arquivos grandes sem prévio conhecimento do correspondente. Isso pode levá-lo a exceder o espaço disponível da conta, dificultando o recebimento de outros e-mails;
Não abra e-mail de desconhecidos, estes podem conter vírus que, além de prejudicar seu equipamento, podem roubar senhas pessoais e causar grande prejuízo;

Lembre-se que dialogar com alguém através do computador, não faz com que você seja imune às regras comuns da nossa sociedade, por exemplo, o respeito para com o próximo. Mesmo que por intermédio de uma máquina, você está conversando com uma pessoa, assim como você. Não diga a essa pessoa o que você não gostaria de ouvir. Se você realmente acreditar que escrever um palavrão vai ajudar as pessoas a entenderem como você se sente a respeito do tema, use asteriscos para encobrir parte da palavra. Por exemplo:  "Não consigo fazer esta po**a funcionar!" "Desculpem. Não acredito que disse uma me**a destas!"

Evite mensagens inflamadas
Conhecidas em inglês como flames, as mensagens inflamadas são a praga dos grupos de discussão. Uma vez iniciada uma corrente de flames é difícil conter os ânimos. Quando ler uma mensagem desse tipo, ignore-a. Trate as pessoas com urbanidade.O respeito é uma via de mão dupla. Respeite para ser respeitado. Use sempre a força das ideias e dos argumentos. Nunca responda com palavrões, mesmo que usem de grosseria contra você. Afinal, pessoas inteligentes privilegiam os argumentos contra a falta deles.
Apesar de compartilhar apenas virtualmente um ambiente, ninguém é obrigado a suportar ofensas e má-educação. Caso alguém insista nessas práticas, ignore-o. Observe que os casos de abusos graves podem sujeitá-lo a ações judiciais por danos.

Ninguém é obrigado a usar a norma culta, mas use um mínimo de pontuação. Ler um texto sem pontuação, principalmente quando ele é grande, gera desconforto, e, além disso, as chances dele ser mal interpretado são muitas.

Sorria :-) pisque ;-) chore &-( ...  Os emoticons (ou smileys) são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal, e denotam emoções. É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente bravo ou feliz, ou se está sendo irônico, em um ambiente no qual só há texto; Não espere que seus leitores saibam a diferença entre afirmações sérias e jocosas. Ser irônico é ainda pior. Use sinais indicativos de seu humor, tais como "carinhas": entram em cena os smileys. Comece a usá-los aos poucos e, com o passar do tempo, estarão integrados naturalmente a suas conversas on-line.  

Identifique-se apropriadamente
Não há nenhum problema em você usar um apelido (“nickname” ou apenas “nick”) em uma lista de discussão, mas se você for acusado de estar se comportando mal, o fato de você não estar usando seu nome pesará contra você. Além disso, existem apelidos que transmitem claramente a idéia de que o usuário é um metido-a-cyber-sabe-tudo. Em certas listas, onde todos usam apelidos, não há problema. Mas não use esse tipo de apelido em uma lista “séria” se você quiser ser levado a sério.
Se já existir uma pessoa com seu nome preferido na lista, mude-o. Acrescente sobrenome, assine diferente, etc. Mas não confunda os outros usuários apresentando-se da mesma forma que outro usuário mais antigo.
Se você está usando a conta de e-mail de outra pessoa para enviar mensagens, corrija o campo que identifica você no e-mail. É muito esquisito receber uma mensagem de “Elisângela Teles” assinada por “Roberto Soares”. No mínimo, você vai ser classificado como preguiçoso pelos outros usuários.


Spam

Fazer spam é enviar mensagens por e-mail para dezenas de pessoas, listas ou newsgroups, não importando o assunto da lista, ou o interesse das pessoas destinatárias das mensagens.

A prática de "spamming" não é um mero fator de aborrecimento para os internautas, pois chega a ser prejudicial: ao espalhar mensagens em diversos pontos de distribuição, muitas pessoas de uma mesma rede podem receber várias cópias, causando a sobrecarga das caixas de e-mail, entre outros transtornos.

Ao receber mensagens com alertas sobre vírus, correntes de qualquer tipo, histórias estranhas, não passe adiante. Comente com amigos que já tenham mais experiência, com o suporte de seu provedor, ou responsáveis pelo equipamento utilizado.
Cuidado!

Divulgar produtos ou serviços é arriscar-se a receber flames. Introduza divulgações no contexto das conversas. Enviar divulgação não desejada é uma das formas de spam. Em vez de enviar propagandas, use alternativas: endereços de sites nas assinaturas de e-mail, ou participação em listas e endereços na Internet dedicados à divulgação de propagandas.  

Não confunda “direito” com “privilégio”! A utilização da rede é um privilégio e não um direito, ou seja, é chamada de “pública” mas é um “privilégio” foi estendido a você e a todos os outros assinantes. Poderá ser recusado em qualquer altura devido a comportamento abusivo. Se todos os cidadãos tivessem em mente que não tem “direito”, mas sim o “privilégio compartilhado” de usar os bens públicos, como as praças, as estradas, as praias etc; viveriamos em um mundo bem melhor.  Por comportamento abusivo entende-se a colocação de informação ilegal num sistema, a utilização abusiva de linguagem incorreta (susceptível de afetar terceiros, pela sua natureza) em mensagens públicas ou privadas, o envio de chain-letters (cartas que se destinam a ser enviadas infinitamente), o envio de mensagens em larga escala para grupos de indivíduos que não as solicitaram, ou outro tipo de abusos que possam interferir no trabalho de terceiros ou provoquem a congestão das redes. 

Lembre-se: O todo é maior que a soma da partes.

Você pode trabalhar para melhorar o ambiente virtual que você frequenta.

http://www.safernet.org.br/site/denunciar

Nesse site da SafeNet você pode denunciar conteúdos ilegais ou impróprios como Pornografia Infantil; Racismo; Apologia e Incitação a crimes contra a Vida; Xenofobia; Neo Nazismo; Maus Tratos Contra Animais; Intolerância Religiosa; Homofobia; Tráfico de Pessoas; Faça a sua parte!

Citação:Os 10 mandamentos do Instituto da Ética da Internet
- Não deverá utilizar o computador para prejudicar terceiros.
- Não deverá interferir com o trabalho informático de terceiros.
- Não deverá vasculhar os ficheiros informáticos de terceiros.
- Não deverá utilizar o computador para roubar.
- Não deverá utilizar o computador para prestar falsos testemunhos.
- Não deverá utilizar ou copiar software pelo qual não pagou.
- Não deverá utilizar os recursos informáticos de terceiros sem autorização.
- Não deverá apropriar-se do trabalho intelectual de terceiros.
- Deverá pensar nas conseqüências sociais daquilo que escreve.
- Deverá utilizar o computador com respeito e consideração por terceiros."


Outro post do blog sobre o assunto:

Boas Maneiras na WEB - Etiqueta móvel

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