Magazine Luiza

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Magic: The Gathering , o Duels of the Planeswalkers 2013







Enfrente um desafio maior com o Duels of the Planeswalkers 2013! Com lançamento previsto pata este verão*, a mais nova versão do video game de sucesso de Magic: The Gathering , o Duels of the Planeswalkers, trará dez novos decks, opção de virar mana manualmente e outros recursos empolgantes.
O Duels of the Planeswalkers 2013 estará disponível na Xbox LIVE Arcade, no PC pela Steam, na PlayStation Network e, pela primeira vez, no iPad. Agora, os jogadores terão novas formas de jogar enquanto enfrentam um desafio maior contra o maior vilão de Magic, o dragão Planeswalker Nicol Bolas!
Com um tutorial de fácil compreensão, o Duels of the Planeswalkers é a melhor forma de aprender a jogar Magic: The Gathering. Os jogadores já familiarizados com o Magic irão aproveitar um modo multijogador novo no formato digital chamado Planechase. O modo Planechase simula a batalha dos Planeswalkers pelo Multiverso, usando cards grandes Planares e de Fenômeno para modificar as regras do jogo.
*A data de lançamento pode variar conforme a plataforma e a região.
Características principais
  • Dez novos decks
  • Novo modo para vários participantes Planechase
  • Novos desafios enigmáticos
  • Virar mana manualmente (opcional)
  • Quando o Duels of the Planeswalkers 2013 estiver disponível, ele mostrará pela primeira vez alguns dos cards da Coleção de Básica Magic 2013, que será lançada em 13 de julho.

Magic: The Gathering, Magic, Duels of the Planeswalkers e seus respectivos logotipos são marcas registradas da Wizards of the Coast LLC nos E.U.A. e em outros países. 2012 Wizards. 2012 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Xbox, Xbox LIVE e os logotipos Xbox são marcas comerciais do grupo de empresas Microsoft. 2012 Valve Corporation. Steam e o logotipo Steam são marcas comerciais e/ou marcas registradas da Valve Corporation nos EUA e em outros países. 2012 Apple Inc. 

Como jogar Magic The Gathering 2013

Felipe Vinha Para o TechTudo
Magic The Gathering Duels of Planeswalkers 2013 é a adaptação oficial mais recente do famoso jogo de cartas Magic: The Gathering, lançado em lojas especializadas de RPG no início da década de 1990. O game continua a tradição de ser lançado anualmente, sempre contendo as principais cartas das novas expansões e também apresentando o jogo a uma nova geração de fãs.
Magic The Gathering Duels of Planeswalkers 2013 (Foto: Divulgação)Magic The Gathering Duels of Planeswalkers 2013 (Foto: Divulgação)
O melhor de tudo nesta versão é que ela está totalmente em português nos consoles e também no PC. Mas, para jogar, ainda é preciso aprender as regras básicas e até algumas táticas mais corriqueiras. Afinal, ninguém quer fazer feio quando encontrar um adversário online e tentar a sorte em um duelo de baralhos repletos de poderes, criaturas e magias.
Confira algumas de nossas dicas e tente sair sempre vitorioso de seus embates!
Um jogo mágico
Magic: The Gathering, ou apenas “Magic”, consiste em colocar cartas na mesa (ou simplesmente “baixar”, como é costume falar) para invocar magias e criaturas no jogo. Para isso, é preciso que você também baixe Manas, ou cartas de terreno, que representam cinco cores básicas capazes de acumular poder para invocar magias ou criaturas ainda mais poderosas.
O objetivo em Magic é sempre o mesmo: você e seu oponente são poderosos magos com a missão de derrotar um ao outro, de diversas maneiras possíveis. A mais comum delas é acabar com os PV, ou Pontos de Vida, do adversário. Cada jogador começa com 20 pontos de vida e este número pode diminuir ou aumentar, seja com um golpe do inimigo ou com um poder de cura.
Em Magic, você e seu oponente são magos com poderes especiais (Foto: Divulgação)Em Magic, você e seu oponente são magos com poderes especiais (Foto: Divulgação)
Cada jogador começa a partida com um baralho, ou deck, que pode variar entre 40 e 60 cartas. Na verdade, o mais comum é utilizar 60 cartas, e este é o número ideal para construir e usar um baralho consistente, que vá te dar alguma chance contra um oponente poderoso. É preciso ter em mente que todos os oponentes que você encontrar pelo caminho serão poderosos, já que nunca se sabe quais são as cartas e tipos de cartas que ele ou ela irá utilizar contra você. Lembre-se que os embates são sempre em turnos.
As cinco cores básicas do Magic são vermelho (montanhas), preto (pântanos), verde (florestas), azul (ilhas) e branco (planícies). Os nomes em parênteses representam os respectivos terrenos de cada cor. Estas cores também possuem suas próprias características e especialidades: o vermelho é focado em dano, enquanto o branco é focado em cura. O preto é especialista em acabar com criaturas e o azul tem muitas magias. O verde fica por conta do crescimento de criaturas. Essas “especializações” não são regras, mas são os pontos mais comuns entre as cores.
Estas são as informações básicas sobre Magic. Após entender estes conceitos é hora de aprender o funcionamento básico das cartas que não são terrenos.
Invocando magias e criaturas
As cartas de Magic são fáceis de entender, ainda mais quando estão em português. Elas possuem descrições precisas sobre seu funcionamento e geralmente números que podem significar custos de invocação, ataque, defesa e por aí vai. Além de terreno, são seis os tipos de cartas: criatura, feitiço, mágica instantânea, encantamento, artefato e Planeswalker. Vamos entender um pouco cada uma delas:
As criaturas são as cartas que você baixa na mesa para que ataquem outros jogadores. É com elas que costumamos vencer partidas, mas essa não é a principal forma. Contudo, é sempre bom ter criaturas na baralho, pois elas formarão verdadeiros exércitos e entrarão em batalhas para você. É normal que as criaturas possuam dois números na parte inferior direita da carta. Estes números variam – podem ser 1/1, 2/2, 5/5 e até 7/7 – e representam ataque e defesa das criaturas.
Algumas cartas de criaturas (Foto: Reprodução)Algumas cartas de criaturas (Foto: Reprodução)
O ataque é o número de dano que ela vai dar ao jogador ou a outra criatura quando vai atacar, enquanto a defesa é a quantidade de danos que ela pode tomar (de uma mágica ou de outra criatura) antes de morrer e ir ara o cemitério de cartas (em outras palavras, ser removida da mesa). Algumas criaturas ainda possuem habilidades secundárias, que sempre são explicadas nas próprias cartas.
Feitiços e mágicas instantâneas são bem parecidos, mas possuem diferenças básicas entre si: um feitiço só pode ser jogado no seu próprio turno, enquanto uma mágica instantânea pode ser jogada a qualquer momento, mesmo no turno do seu oponente, desde que você tenha a quantidade de manas suficientes para tal feito. Cada feitiço ou mágica instantânea tem seus próprios efeitos, que podem variar entre dano a jogadores e criaturas, cura e efeitos especiais que podem prejudicar ou ajudar um jogador na batalha. Após usados, feitiços e mágicas instantâneas são descartados e removidos da mesa.
Assim como os feitiços, os encantamentos só podem ser jogados no seu próprio turno, mas eles permanecem na mesa até que seu inimigo os destrua. Eles geralmente servem para encantar criaturas e dar bônus de batalha ou outras habilidades. São muito úteis quando bem usados. Já artefatos são o que o nome diz: cartas que representam coisas mecânicas, que podem ser criaturas e até ter um funcionamento mágico. Cada artefato varia muito entre si e cada um tem seus próprios poderes descritos nas cartas.
Planeswalkers são os seres mais poderosos do jogo (Foto: Reprodução)Planeswalkers são os seres mais poderosos do jogo (Foto: Reprodução)
Por fim, os Planeswalkers são um pouco mais complexos de se entender. Eles não são criaturas, mas entram em jogo para te ajudar. Basicamente, Planeswalkers são jogadores que podem ser invocados para a mesa e que te ajudam de forma inigualável. São, basicamente, os seres mais poderosos que podem entrar em jogo, que possuem poderes incríveis que vão desde remover metade da vida do oponente a fazê-lo descartar todas as cartas que tiver na mão.
Vale avisar que para invocar qualquer tipo de carta é bom ficar de olho no canto superior direito de cada uma, onde está descrito seus custos. Uma carta com dois ícones vermelhos significa que ela pede dois manas vermelhos para ser invocada. Já uma carta com um ícone e um número 2 por cima, por exemplo, significa que ela pede dois manas de qualquer cor para ser posta em jogo. O número de manas variam muito e existem até mesmo cartas que pedem mais de uma cor ao mesmo tempo.
Organize-se!
Cada turno em Magic possui sua própria ordem. Com exceção do primeiro do jogo todo, um turno começa sempre com um jogador comprando uma carta do baralho. Cada jogador já começa com sete na mão e a partir dali elabora sua estratégia de como pode vencer e começar a baixar suas cartas para colocá-las em jogo.
Após comprar um card é necessário passar pela fase principal, onde você pode baixar um terreno (no máximo um por turno) e invocar suas criaturas ou mágicas de acordo com a quantidade de terrenos que tiver na mesa e o custo de cada carta.
Magic é um jogo dividido por turnos (Foto: Divulgação)Magic é um jogo dividido por turnos (Foto: Divulgação)
A próxima fase é a do combate, onde você escolhe quais criaturas irão atacar o oponente e assim define sua estratégia. É importante saber que uma criatura colocada em jogo em determinado turno não pode atacar neste mesmo turno, só no próximo, a não ser que ela tenha uma habilidade que contrarie esta regra.
A última fase do seu turno vem após a batalha, onde você realiza a manutenção final de suas cartas na mesa, bota em jogo algum encantamento, algum artefato ou alguma criatura adicional, como desejar – e claro, se ainda tiver mana suficiente para isso.
Algo que você deve aprender: as cartas na mesa sempre entram em jogo na vertical, pois para usá-las é preciso virá-las na horizontal. Quando uma carta está virada, ela não pode ser usada para mais nada até o seu próximo turno. Quando seu próximo turno começar você deverá primeiro desvirar todas as suas cartas, a não ser que estejam sobre alguma influência de encantamento ou habilidade que as impeça de desvirar.
Prepare-se bem
Com o tempo você vai poder estudar as cartas que possui e ver qual é a mais poderosa, qual pode ser combinada com outra da melhor forma e qual se adequar mais à sua estratégia de jogo. Você pode querer montar um baralho de criaturas rápidas (que custam menos mana para serem baixadas) ou um baralho concentrado em magias de dano, e por aí vai.
Escola bem seu baralho (Foto: Reprodução)Escola bem seu baralho (Foto: Reprodução)
Não há uma fórmula mágica para montar um baralho ideal. Existem, literalmente, milhares de cartas de Magic em todas as suas expansões anuais já lançadas, então é normal que um jogador novato fique perdido no início e não saiba bem qual caminho seguir, qual é a cor (ou combinação de cores) que mais gosta e por aí vai.
Existem muitas outras regras de Magic que não cabem em pouco texto, complicações extras, regras adicionais, habilidades que funcionam em conjunto com outras habilidades e mais. Por isso é sempre aconselhável que o jogador treine cada vez mais, jogue por hobbie contra amigos, sem participar de partidas mais sérias (como em campeonatos) e assim pegue um estilo próprio e o seu jeito característico de jogar Magic. Crie seu baralho, ou deck, sempre tendo em mente que pode enfrentar e sair das mais diversas situações que o adversário pode te colocar.
Magic 2013
Um bom começo é jogar cada vez mais o Magic The Gathering Duels of Planeswalkers 2013, que foi lançado recentemente. Como está em português, o jogo é de fácil acesso. Seus menus são intuitivos e com poucos cliques ou escolhas você vai estar jogando de forma fácil e rápida.
Em português, Magic 2013 é uma boa forma de começar (Foto: Divulgação)Em português, Magic 2013 é uma boa forma de começar (Foto: Divulgação)
É possível começar a jogar contra o computador em um campanha – com história e tudo – ou em partidas rápidas e sem compromisso. O game te oferece uma série de baralhos pré-montados que já possuem cartas bem poderosas, mas espere vencer algumas partidas e você ganhará cartas adicionais para editar estes decks e montar suas próprias estratégias mortíferas. Se desejar, também é possível comprar cartas virtuais e assim incrementar ainda mais o baralho, mas isso é totalmente opcional.
Quando se sentir preparado, é possível ainda enfrentar oponentes online, via Internet, e assim tentar se gabar ganhando alguém. Afinal, ganhar do computador é bom, mas não é a mesma coisa que enfrentar outra pessoa, que pode ter estratégias melhores ou piores que as suas. O menu online de Magic 2013 permite partidas individuais (um contra um) ou até mesmo cooperativas (quatro jogadores divididos em times de dois para cada lado). Há ainda modos adicionais que devem ser explorados para serem destravados com o tempo.
As cartas oficiais de Magic são publicadas nos Estados Unidos pela Wizards of the Coast e no Brasil pela Devir Editora. Vale procurar no site da editora para conferir os principais pontos de venda e onde é possível comprar decks (baralhos de 60 cartas) ou boosters (pacotinhos com 15 cartas, que podem ser mais comuns ou até poderosas e mais raras, totalmente aleatório). Elabora bem sua tática e prepare-se para duelar!


Localizado em Português, Magic: The Gathering – Duels of the Planeswalkers 2013 Chega Hoje à PS Store BR

+ Postado por Mike Robles // Community Manager
Duels of the Planeswalkers 2013 chega hoje à PSN, trazendo decks e inimigos nunca vistos antes em qualquer um dos jogos Duels of the Planeswalkers. Duels 2013 também traz uma nova variante de multiplayer com o modo Planechase. Jogue com seus amigos conforme sua batalha alterna entre planos e seja surpreendido com as mudanças inesperadas causadas por novos planos e fenômenos.
Magic: The Gathering - Duels of the Planeswalkers 2013 para PS3
Com quase 100 cards do novo deck Magic 2013, Duels 2013 é a sua primeira chance de jogar com esses novos cards. Além de novos cards, há novas formas de jogar o jogo, como desafios de habilidade e um novo tipo de jogo chamado ‘Encounters’ na qual você precisa superar um obstáculo muito específico com o seu deck.
Magic: The Gathering - Duels of the Planeswalkers 2013 para PS3
Se você nunca jogou Magic antes, ou se é um veterano das batalhas com cards, Duels of the Planeswalkers 2013 é uma maneira perfeita de curtir o jogo. Com uma introdução simples, você pode aprender a jogar Magic pela primeira vez ou relembrar tudo de novo.
Baixe Duels of the Planeswalkers 2013 ainda hoje na PlayStation Store BR por R$ 20,99!


Magic: The Gathering – Duels of Planeswalkers 2013 chega aos consoles e PCs em português

Games Mobile Online PC PS3 Xbox
Magic The Gathering
Em breve a série Magic: The Gathering ganhará sua terceira versão nos videogames de mesa, e o melhor é que os jogadores brasileiros terão tratamento especial. A Wizards of the Coast anunciou a produção do jogo Magic: The Gathering – Duels of the Planeswalkers 2013 e de acordo com a fabricante dos cards, o jogo estará em português tanto na versão de PCs quanto as versões de consoles. As versões de iPads somente estarão em inglês.
O jogo chega para as plataformas via download nas redes online Xbox Live, Playstation Network, Steam e Apple Store no dia 19 de junho, duas semanas após o pré-lançamento na E3, a maior feira de games do mundo.
 “Este é o terceiro ano que a Wizards usa a estratégia de promover os cards nos consoles. Os resultados têm sido positivos. No ano passado, um grande número de jogadores de PlayStation e Xbox visitou nossas lojas para conhecer a versão impressa”, disse Otávio Gonçalves, responsável pelo produto da Devir Livraria, empresa que representa oficialmente a franquia Magic: The Gathering, na América Latina.
O grande destaque é que os jogadores que adquirem o game para consoles e PCs receberão um código que serve para retirar um pacote de cards nas cerca de 100 lojas indicadas que participarão do “Celebração do Magic”, evento que reúne os aficionados pelo jogo e que ocorre em 8 de setembro.
O outro grande atrativo de Duels of the Planeswalkers 2013 é que o jogo contará com 10 novos decks, um modo de campanha online e um novo modo de duelo, chamado Planechase. Além disso, uma vez que a edição digital chega antes da versão impressa, os duelistas poderão conhecer em primeira mão a coleção Magic 2013 antes de muitos colecionadores.
Para quem não conhece Magic: The Gathering é conhecido como o mais popular trading card game do mundo, contando com mais de 12 milhões de colecionadores no mundo, em cerca de 70 países. O jogo foi lançado oficialmente em 1993 e desde lá já conta com mais de 20 mil cartas lançadas. Os dois primeiros jogos da série, conhecidos como Duels of the Planeswalkers já tiveram mais de 1,4 milhão de downloads, figurando entre os 10 jogos mais baixados na Xbox Live.

F.A.Q. Duels of the Planeswalkers 2013
P. O que é o Duels of the Planeswalkers 2013?
R. O Duels of the Planeswalkers 2013 é uma nova versão do jogo digital da franquia Magic: The Gathering. Inspirado pelo sucesso de Duels of the Planeswalkers e Duels 2012, o Duels 2013 trará novos modos de jogo, oponentes Planeswalkers, decks, desafios enigmáticos e outras empolgantes novos recursos pela Xbox LIVE Arcade, PC/Steam, PlayStation Network e iPad.
P. Qual é a história de Duels of the Planeswalkers 2013?
R. Em Duels of the Planeswalkers 2013, os jogadores assumem o papel de um Planeswalker, um mago poderoso que entra em combate contra outros por glória, conhecimento e conquista. Cada Planeswalker possui um arsenal de mágicas e criaturas representado por cards virtuais.
P. Em quais plataformas o Duels of the Planeswalkers 2013 estará disponível?
R. O Duels of the Planeswalkers atualmente está disponível para o sistema Xbox LIVE Arcade, para o PS3 através da PlayStation Network, para o iPad através da App Store e para PC através do Steam.
P. Qual a faixa etária adequada ao Duels of the Planeswalkers 2013?
R. O Duels of the Planeswalkers 2013 recebeu as seguintes classificações:

ESRB (EUA): T, Sangue, Violência de Fantasia Leve, Temas Levemente Sugestivos,
Interações Online não avalidas pela ESRB
PEGI (UE): 7 (6 em Portugal), PEGI Online, Medo
GRB (Coréia): 12+, Medo/Horror/Ameaça
CERO (Japão): 15+, Crime
COB (Austrália): PG, Violência Leve
P. Onde posso comprar o Duels of the Planeswalkers 2013?
R. Você pode comprar o Duels of the Planeswalkers 2013 pela Xbox LIVE Marketplace no seu Xbox e pela Web aqui, para o seu PS3 pela PlayStation Network e para o seu PC pelo Steam aqui. A versão para iPad está disponível na App Store. A disponibilidade pode variar conforme a região e a plataforma.
P. Em que países eu posso comprar o Duels of the Planeswalkers 2013?
R. No PC/Steam e no iPad, o Duels of the Planeswalkers estará disponível mundialmente. Clique aqui para ver a lista completa de países da Xbox LIVE Arcade e da PlayStation Network.
P. Quanto custa o Duels of the Planeswalkers 2013?
R. O preço básico do jogo Duels of the Planeswalkers 2013 é de MSRP 800 MS Points na Xbox LIVE ou MSRP $9.99/6.99/8,99 para o seu PS3 pela PlayStation Network, para seu iPad pela App Store e para o seu PC pela Steam. Os preços podem variar conforme a plataforma e a região. Visite os sites específicos para verificar.
P. Existe conteúdo adicional para download disponível?
R. Sim. O Duels of the Planeswalkers 2013 oferece uma grande variedade de conteúdo de jogo para download, assim como vários itens de DLC menores, como desbloqueamento de decks e conversões em cards metalizados.
P. Eu posso comprar cards adicionais para os meus decks?
R. Sim Em Duels of the Planeswalkers 2013, todos os cards na coleção Duels of the Planeswalkers 2013 ficam disponíveis ao derrotar oponentes ou ao comprar desbloqueio de decks.
P. Quais são os modos de jogo disponíveis?
R. O Duels of the Planeswalkers 2013 traz uma campanha de jogo solo contra oponentes de IA. O Duels of the Planeswalkers 2013 também oferece jogo multijogador online, com modo Gigante de Duas Cabeças, modo competição livre para três ou quatro jogadores e o novo modo Planechase, no qual os jogadores batalham enquanto viajam pelos vários planos da existência usando cards Planares e Fenômenos.
P. Existe alguma forma de troca em Duels of the Planeswalkers 2013?
R. O Duels of the Planeswalkers 2013 não dá suporte a trocas. Você pode desbloquear todos os cards do jogo jogando ou comprando desbloqueios de decks.
P. Quais são as regras para o jogo com vários participantes no modo competição livre?
R. O Duels of the Planeswalkers 2013 segue o estilo Competição Livre, em que o último jogador restante vence. Você pode escolher jogar jogos ranqueados contra oponentes aleatórios ou jogos não ranqueados contra seus amigos.
P. Quantos jogadores podem participar de um jogo multijogador?
R. Nas versões para Xbox, PSN e Steam, até quatro jogadores podem jogar online e até quatro jogadores podem jogar nos modos Gigante de Duas Cabeças ou Competição Livre. A versão para iPad suporta partidas de dois jogadores humanos ou três parceiros de IA.
P. O Duels of the Planeswalkers 2013 é adequado para jogadores não familiarizados com o Magic: The Gathering ou outros jogos de estampas ilustradas?
R. Sim! O Duels of the Planeswalkers 2013 é ideal para todos os jogadores, independentemente de sua familiaridade com o Magic: The Gathering ou jogos de estampas ilustradas. O Duels of the Planeswalkers 2013 é uma ótima maneira de aprender a jogar o jogo de estampas ilustradas Magic: The Gathering.
P. Quais são os recursos disponíveis para novos jogadores?
R. O Duels of the Planeswalkers 2013 inclui um tutorial no qual você pode aprender enquanto joga, dicas durante o jogo e até um manual de regras e glossário integrado ao jogo.
P. Posso criar decks novos ou modificar o meu deck?
R. O Duels of the Planeswalkers 2013 permite que os jogadores personalizem seus decks removendo cards do conjunto original e adicionando cards desbloqueados durante o jogo. Os terrenos são adicionados automaticamente pela IA.
P. Quais são os cards presentes no jogo?
R. O Duels of the Planeswalkers 2013 traz cards selecionados de toda a história de Magic: The Gathering até a Coleção básica Magic 2013.
P. Há conquistas ou troféus? Caso haja, de que tipo?
R. Existem vinte conquistas na versão básica para XBLA e Steam, quatorze troféus para PSN e vinte conquistas no iPad. Ganha-se cada conquista/troféu de modo diferente, incluindo vitórias em partidas ranqueadas e satisfazer condições específicas de vitória. As vinte conquistas da Xbox LIVE valem um total de 200 Gamescore. As vinte conquistas do iPad valem um total de 200 pontos. Os quatorze troféus da PSN valem até 315 pontos.
P. O Duels of the Planeswalkers 2013 é desafiador para jogadores experientes?
R. O Duels of the Planeswalkers 2013 tem uma IA avançada que pode ser ajustada para ser desafiadora mesmo para os jogadores mais habilidosos de Magic: The Gathering. Além disso, o Duels of the Planeswalkers 2013 possui modo de jogo ranqueado jogador contra jogador nas quatro plataformas.
P. Existe um booster promocional com seis cards disponível para os compradores de Duels of the Planeswalkers 2013 na XBLA, PSN iPad ou Steam. Como posso saber se sou elegível? Onde posso conseguir um?
R. Primeiro, verifique se você é elegível para participar e as restrições existentes, lendo os Termos e Condições da promoção aqui. Se você for elegível, precisará seguir as instruções para se cadastrar no site de resgate e receber o seu voucher. Leve o voucher a uma loja local participante para receber seu card promocional. Você pode encontrar lojas participantes aqui.
P. Quais cards estão disponíveis através desta promoção?
R. Há três cards com ilustração alternativa disponíveis: Hidra Primordial (Xbox), Vampiro Noctívago (PS3) e Avatar de Serra (iPad e PC/Steam), e cada um vem em um booster diferente de seis cards.
P. Quando termina a promoção?
R. A promoção dura até 13 de dezembro de 2012 ou enquanto durarem os estoques.


© 2012 Wizards of the Coast LLC nos EUA e em outros países.
2012 Valve Corporation. Steam e o logotipo Steam são marcas comerciais e/ou marcas registradas da Valve Corporation nos EUA e em outros países.
2012 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Microsoft, Xbox, Xbox LIVE e os logotipos Xbox são marcas comerciais do grupo de empresas Microsoft.
"PlayStation" e o logotipo da família "PS" são marcas registradas e "PS3" é marca de titularidade da Sony Computer Entertainment Inc. O logotipo PlayStation Network é marca de serviço da Sony Computer Entertainment Inc.
iPad é uma marca registrada da Apple Inc., registrada nos EUA> e em outros países. Copyright 2012 Apple Inc. Todos os direitos reservados