Magazine Luiza

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Memória Roda Viva




Memória Roda Viva é um novo canal de pesquisa na internet, voltado para estudantes, professores e público em geral.
Resultado de uma parceria entre a Fundação Padre Anchieta, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio de seu Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo (Labjor) e Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp), este canal oferece aos internautas um espaço para pesquisa de grandes temas nacionais e internacionais, a partir dos debates exibidos no Roda Viva.

Os usuários têm acesso às transcrições integrais das entrevistas, realizadas pelo Roda Viva nos últimos 22 anos, além de um trecho de vídeo do programa e verbetes informativos.
Quase quatrocentas das principais entrevistas estão disponíveis para consulta e pesquisa. Semanalmente são inseridos outros programas, até que todos estejam no site. 

----------------------------

Tendo como objeto o acervo do programa Roda Viva, da TV Cultura, o projeto Memória Roda Viva é uma iniciativa conjunta da Fundação Padre Anchieta, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio de seu Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp).
Desde 29 de setembro de 1986, o programa Roda Viva apresenta, semanalmente, entrevistas com personalidades, brasileiras e estrangeiras, de diferentes áreas e tendências político/ideológica, com total liberdade de opinião e de escolha dos entrevistados e entrevistadores, só possível numa emissora pública como a TV Cultura, o que transformou o Roda Viva num importante painel do pensamento contemporâneo.
Serão disponibilizadas, na íntegra, todas as entrevistas feitas pelo programa em seus quase 21 anos de existência, bem como aquelas que serão realizadas no futuro, permitindo que pesquisadores, estudantes, telespectadores e internautas acessem seu conteúdo no formato texto, acrescidos de verbetes, referências, fotos e pequeno vídeo. Um sistema de navegação simples permite que se encontre rapidamente um determinada entrevista, e um mecanismo de busca e a divisão por cinco grandes temas, visa a facilitar pesquisas mais específicas.
A publicação das entrevistas, em formato de texto, cria um registro importante na história recente, assegura sua preservação definitiva, possibilita acesso livre a todo o conteúdo e reconstrói o processo de formação da agenda pública brasileira nas duas últimas décadas, quando se deu a discussão das questões mais relevantes de nossa atualidade, bem como a sua continuidade futura.
O Memória Roda Viva permitirá, ainda, retroalimentar a pauta do programa, a partir de críticas e sugestões, que poderão ser registradas no site, sistematizando temas e questões que estão no cerne de uma agenda pública de discussão dos problemas brasileiros e internacionais.

-------------------------------


O Roda Viva é um dos mais importantes programas de entrevista da televisão brasileira. Desde 1986 segue a orientação da TV Cultura de realizar jornalismo público de qualidade ao oferecer aos telespectadores a possibilidade de conhecer o pensamento e o trabalho de personalidades nacionais e estrangeiras com profundidade.
O programa realizou mais de mil entrevistas em seus 23 anos. Um acervo precioso que revela muito além do que o perfil do entrevistado. Retrata momentos e fatos importantes das mais diversas áreas do conhecimento: artes, política, economia, cultura, esportes, educação e saúde. Os convidados que participam do programa colocam-se diante de jornalistas e especialistas convidados para expor suas opiniões e esclarecer questões relevantes para a sociedade.
Esse acervo representa um patrimônio que faz do Roda Viva um marco no debate democrático e reflexivo em torno de temas e idéias. E o programa, que desde a sua origem traz como diferencial a participação do telespectador, por meio de envio de perguntas - via telefone ou email -, abre-se ainda mais ao público. No momento em que as novas tecnologias ampliam as possibilidades de interação, o Roda Viva assume a experimentação e inova.
Em maio de 2008, traz para seus estúdios convidados para realizar coberturas colaborativas usando o Twitter - recurso que possibilita envio e troca de mensagens instantâneas na internet. A partir de março de 2009, além da ferramenta já implantada, passa a explorar ao máximo as potencialidades da rede. Inaugura na IPTV Cultura, a webTV da Fundação Padre Anchieta, as transmissões participativas. O programa passa a ser exibido on-line , antes de ser transmitido na televisão.
Além disso, promove interação por meio de um canal de bate-papo, usa conteúdos multimídia para contextualizar o tema em debate e abre três transmissões simultâneas do programa para que o telespectador tenha acesso a múltiplos ângulos. Trata-se da consolidação de um modelo de transmissão que integra TV e internet que vem sendo desenvolvido no Roda Viva desde setembro de 2008 em caráter experimental.
Equipe:
apresentação: Heródoto Barbeiro
chefe de redação: Sérgio de Castro
editores: Helio Soares e Vicente Lomonaco
coordenadora de produção: Lúcia de Mendonça
assistente de produção: Eduardo Petrella
estagiário: Valter Hugo Muniz
chargista: Paulo Caruso