Magazine Luiza

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Diálogo sobre Transparência X Obscuridade.

 Ué, mas ela fez bancos públicos serem credores do Tesouro Nacional em patamares nunca vistos e, pior, omitiu isso contabilmente para disfarçar o real resultado do governo federal de forma dolosa. Isso viola cristalinamente a lei de responsabilidade fiscal, o que justifica com louvor o impeachment. Apesar das leis do impeachment não obrigarem a ter um critério objetivo para impedir um presidente, neste caso ele existiu por mais que quem a apoie não goste disso. Se congressistas votaram pelo impeachment porque teriam outros objetivos, isso é outra história e, infelizmente não é golpe porque é um processo legal.



O desrespeito à lei de responsabilidade fiscal, tão cristalino aos seus olhos não é tão cristalino assim aos olhos do ministério público que mandou arquivar o processo. Aos meus olhos não houve nenhum empréstimo do BB para o Bacen. Não é cristalino, é uma fraude, grotesca e mal montada.

Teve uma passagem do depoimento do ministro da economia Barbosa, quando a Janaina GiraGira o questionou os motivos do pagamento integral do débito do BaCen para o BB feito em novembro de 2015, porém pagou não só os 55 bilhões atrasados como os 12 bilhões a vencer, o porque disso e de onde partiu essa ordem.

Ele respondeu(não literalmente, minhas palavras):
O prazo que o TCU deu foi o de pagar o mais rápido possível.
O mesmo TCU exigiu que a partir de agora os passivos da união para com os bancos públicos estejam explícitos nas estatísticas da dívida pública.
Então raciocinamos: não faz diferença...
se pagarmos 12bi, teremos 12bi a menos no BaCen porém lançamos 55bi de dívida.
Se pagarmos 55bi, teremos 55bi a menos no BaCen porém lançamos 12bi de dívida.
Para nós nenhuma diferença, está atendido o pedido do TCU de pagar o mais rápido possível.

Transparência?  Depende dos olhos, do discernimento de cada um tem para entender que existe 30% de 30%. A contabilidade do BB é pública, transparente, cristalina(aliás não tinha portal da transparência nos anos 90), mostrava o passivo e mais: de onde é que surgiu o passivo, o que são esses 55bi!

No meu discernimento isso é que é ser transparente. Obscuro é pegarmos esses 55bi, jogarmos na vala comum dos 4 trilhões da dívida pública, assim estamos só encapsulando, transformando em caixa preta e dando mais legitimidade ao maior esquema de desvio de dinheiro público da nossa história, que é a dívida pública (detalhe que é bem maior que o maior esquema de desvio de dinheiro público no mundo do William Waack...).

Além de ser obscuro vai aumentar o trabalho que a auditoria cidadã da divida terá quando a constituição finalmente for cumprida e auditarmos a dívida depois de um monstro atraso que daqui a pouco chega a 30 anos. Isso é que é dar pedalada na constituição!

Porque aqui é uma discussão qualificada, todos sabemos disso, mas eu quero deixar explícito para aqueles que preferirem acompanhar nossa discussão ao invés de ouvir as analises da Miriam Leitão (é uma necessidade que estou tendo ultimamente, ser o mais explícito possível):

O melhor é saber que no meio desses 4 trilhões existem 55bilhões que não foi gasto por ninguém, não foi entregue a ninguém, não saiu do caixa do BB, não entrou no caixa do BaCen, nunca existiu, não houve nenhuma contrapartida, não nasceu fisicamente, não é recurso natural é pura tinta impressa no papel, antigamente por máquina datilográfica, hoje por computadores.

Porque ao ver o lançamento do passivo de 55 bilhões do BaCen para com o BB, um cidadão comum poderia pensar:
Nossa! Esse governo gastou muito mesmo, hein?! Qual petrália(ou tucano, né, eles também gostam) embolsou esses 55 bilhões?! Quantas **tas foram contratadas?

Sei que é ridículo, porém o melhor, o mais cristalino, para não perder o link entre o cenário e a realidade, é saber que esses 55bilhões é somente um valor financeiro brotado ao fazer o cálculo da diferença do juros que foram pagos pelos agricultores e o que o BB, como banco comercial, receberia se ao invés de emprestar para os agricultores fizesse as operações compromissadas que os bancos privados fazem. E se essa conta chegou a patamares nunca visto antes, não é porque houve uma gastança desenfreada e criminosa desse governo bolivariano, e sim porque a parcela positiva da diferença %Selic-%Taxa do Agricultor voltou a subir a patamares insanos. Patamares insanos! Absurdo e, esses sim, criminoso! Sem justificativa técnica, nem científica, nem financeiras, nem econômica. O maior do mundo, muito longe do segundo lugar, porque quem paga a conta está calado, fazendo piadinhas sobre 30% do 30%...

E que a Dilma prometeu baixar, porém caiu antes de cumprir a promessa.

E que o José Alencar, primeiro vice do Lula morreu rouco de tanto pedir para baixar, morreu antes de vê-lo com o valor de 9,25%, metade do caminho que deveria percorrer.

E pode vir o próximo que quer baixar a SELIC que vai tomar na fuça também!!

É impressionante o quanto É tudo um assunto só... ( http://goo.gl/cpC8H3 )

Temos que ter a consciência do problema, do câncer para podermos extirpar-lo, porque se sai Dilma, entra Temer e fica a taxa Selic então das duas uma:
ou para-se de financiar os agricultores e ficamos sem comida igual a Grécia/Venezuela,
ou apesar de ter chegado a patamares nunca vistos antes, será só a primeira vez: veremos de novo...

A regra está aí é para o governo garantir a competitividade do BB com os demais bancos privados que tem a benesse de não emprestar o dinheiro e mesmo assim ter esse lucro mínimo garantido.
Quero questionar é o porque nenhum governo caiu ainda por dar garantia de lucro mínimo a bancos privados com dinheiro público.
Porque 55bi de atraso ao Banco do Brasil derruba presidente e 1,2Trilhão de operação compromissada em débito com os bancos privados não merecem nem seis segundos de atenção. 14,5% de 1,2Trilhão dá 174bilhões no ano. A queda da arrecadação 2014/2015 reclamada pela Dilma naquelas 14 horas de depoimento foi de 140 bilhões.

E tentar enxergar onde está o real poder no Brasil.
E tentar enxergar onde está o real câncer das contas públicas no Brasil.





 









Especial: É tudo um assunto só!

Outro dia discutindo sobre as manifestações do dia 15, sobre crise do governo e a corrupção da Petrobrás eu perguntei a ele se tinha acompanhado a CPI da Dívida Pública. Então ele me respondeu: Eu lá estou falando de CPI?! Não me lembro de ter falado de CPI nenhuma! Estou falando da roubalheira... A minha intenção era dizer que apesar de ter durado mais de 9 meses e de ter uma importância ímpar nas finanças do país, a nossa grande mídia pouco citou que houve a CPI e a maioria da população ficou sem saber dela e do assunto... Portanto não quis fugir do assunto... é o mesmo assunto: é a política, é a mídia, é a corrupção, são as eleições, é a Petrobras, a auditoria da dívida pública, democracia, a falta de educação, falta de politização, compra de votos, proprina, reforma política, redemocratização da mídia, a Vale, o caso Equador, os Bancos, o mercado de notícias, o mensalão, o petrolão, o HSBC, a carga de impostos, a sonegação de impostos,a reforma tributária, a reforma agrária, os Assassinos Econômicos, os Blog sujos, o PIG, as Privatizações, a privataria, a Lava-Jato, a Satiagraha, o Banestado,  o basômetro, o impostômetro, É tudo um assunto só!...





A dívida pública brasileira - Quem quer conversar sobre isso?



Escândalo da Petrobrás! Só tem ladrão! O valor de suas ações caíram 60%!! Onde está a verdade?

A revolução será digitalizada (Sobre o Panamá Papers)


O tempo passa... O tempo voa... E a memória do brasileiro continua uma m#rd*


As empresas da Lava-jato = Os Verdadeiros proprietários do Brasil = Os Verdadeiros proprietários da mídia.

Desastre na Barragem Bento Rodrigues <=> Privatização da Vale do Rio Doce <=> Exploração do Nióbio



Sobre o mensalão: Eu tenho uma dúvida!


Trechos do Livro "Confissões de um Assassino Econômico" de John Perkins 

Meias verdades (Democratização da mídia)

Spotniks, o caso Equador e a história de Rafael Correa.

O caso grego: O fogo grego moderno que pode nos dar esperanças contra a ilegítima, odiosa, ilegal, inconstitucional e insustentável classe financeira.


Uma visão liberal sobre as grandes manifestações pelo país. (Os Oligopólios cartelizados)


Depoimento do Lula: "Nunca antes nesse país..." (O país da piada pronta)
(Relata "A Privataria Tucana", a Delação Premiada de Delcidio do Amaral e o depoimento coercitivo do Lula para a Polícia Federal)


Seminário Nacional - Não queremos nada radical: somente o que está na constituição.

Seminário de Pauta 2015 da CSB - É tudo um assunto só...

UniMérito - Assembleia Nacional Constituinte Popular e Ética - O Quarto Sistema do Mérito 

Jogos de poder - Tutorial montado pelo Justificando, os ex-Advogados Ativistas
MCC : Movimento Cidadão Comum - Cañotus - IAS: Instituto Aaron Swartz


As histórias do ex-marido da Patrícia Pillar

As aventuras de uma premiada brasileira! (Episódio 2016: Contra o veto da Dilma!)

A mídia é o 4° ou o 1° poder da república? (Caso Panair, CPI Times-Life)

O Mercado de notícias - Filme/Projeto do gaúcho Jorge Furtado

Quem inventou o Brasil: Livro/Projeto de Franklin Martins (O ex-guerrilheiro ouve música)



Luiz Flávio Gomes e sua "Cleptocracia"



Comentários políticos com Bob Fernandes.

Ricardo Boechat - Talvez seja ele o 14 que eu estou procurando...



PPPPPPPPP - Parceria Público/Privada entre Pilantras Poderosos para a Pilhagem do Patrimônio Público

Pedaladas Fiscais - O que são? Onde elas vivem? Vão provocar o impeachment da Dilma?

Como o PT blindou o PSDB e se tornou alvo da PF e do MPF - É tudo um assunto só!


InterVozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social

Ajuste Fiscal - Trabalhadores são chamados a pagar a conta mais uma vez

Resposta ao "Em defesa do PT"

Melhores imagens do dia "Feliz sem Globo" (#felizsemglobo)



Desastre em Mariana/MG - Diferenças na narrativa.

Quanto Vale a vida?!


Questões de opinião:

Eduardo Cunha - Como o Brasil chegou a esse ponto?




Sobre a Ditadura Militar e o Golpe de 64:

Dossiê Jango - Faz você lembrar de alguma coisa?

Comissão Nacional da Verdade - A história sendo escrita (pela primeira vez) por completo.


Sobre o caso HSBC (SwissLeaks):

Acompanhando o Caso HSBC I - Saiu a listagem mais esperadas: Os Políticos que estão nos arquivos.


Acompanhando o Caso HSBC II - Com a palavra os primeiros jornalistas que puseram as mãos na listagem.


Acompanhando o Caso HSBC III - Explicações da COAF, Receita federal e Banco Central.



Acompanhando o Caso HSBC V - Defina: O que é um paraíso fiscal? Eles estão ligados a que países?

Acompanhando o Caso HSBC VI - Pausa para avisar aos bandidos: "Estamos atrás de vocês!"... 

Acompanhando o Caso HSBC VII - Crime de evasão de divisa será a saída para a Punição e a repatriação dos recursos

Acompanhando o Caso HSBC VIII - Explicações do presidente do banco HSBC no Brasil

Acompanhando o Caso HSBC IX  - A CPI sangra de morte e está agonizando...

Acompanhando o Caso HSBC X - Hervé Falciani desnuda "Modus-Operandis" da Lavagem de dinheiro da corrupção.





Sobre o caso Operação Zelotes (CARF):

Acompanhando a Operação Zelotes!

Acompanhando a Operação Zelotes II - Globo (RBS) e Dantas empacam as investigações! Entrevista com o procurador Frederico Paiva.

Acompanhando a Operação Zelotes IV (CPI do CARF) - Apresentação da Polícia Federal, Explicação do Presidente do CARF e a denuncia do Ministério Público.

Acompanhando a Operação Zelotes V (CPI do CARF) - Vamos inverter a lógica das investigações?

Acompanhando a Operação Zelotes VI (CPI do CARF) - Silêncio, erro da polícia e acusado inocente depõe na 5ª reunião da CPI do CARF.

Acompanhando a Operação Zelotes VII (CPI do CARF) - Vamos começar a comparar as reportagens das revistas com as investigações...

Acompanhando a Operação Zelotes VIII (CPI do CARF) - Tem futebol no CARF também!...

Acompanhando a Operação Zelotes IX (CPI do CARF): R$1,4 Trilhões + R$0,6 Trilhões = R$2,0Trilhões. Sabe do que eu estou falando?

Acompanhando a Operação Zelotes X (CPI do CARF): No meio do silêncio, dois tucanos batem bico...

Acompanhando a Operação Zelotes XII (CPI do CARF): Nem tudo é igual quando se pensa em como tudo deveria ser...

Acompanhando a Operação Zelotes XIII (CPI do CARF): APS fica calado. Meigan Sack fala um pouquinho. O Estadão está um passo a frente da comissão? 

Acompanhando a Operação Zelotes XIV (CPI do CARF): Para de tumultuar, Estadão!

Acompanhando a Operação Zelotes XV (CPI do CARF): Juliano? Que Juliano que é esse? E esse Tio?

Acompanhando a Operação Zelotes XVI (CPI do CARF): Senhoras e senhores, Que comece o espetáculo!! ("Operação filhos de Odin")

Acompanhando a Operação Zelotes XVII (CPI do CARF): Trechos interessantes dos documentos sigilosos e vazados.

Acompanhando a Operação Zelotes XVIII (CPI do CARF): Esboço do relatório final - Ainda terão mais sugestões...

Acompanhando a Operação Zelotes XIX (CPI do CARF II): Melancólico fim da CPI do CARF. Início da CPI do CARF II

Acompanhando a Operação Zelotes XX (CPI do CARF II):Vamos poupar nossos empregos


Sobre CBF/Globo/Corrupção no futebol/Acompanhando a CPI do Futebol:

KKK Lembra daquele desenho da motinha?! Kajuru, Kfouri, Kalil:
Eu te disse! Eu te disse! Mas eu te disse! Eu te disse! K K K

A prisão do Marin: FBI, DARF, GLOBO, CBF, PIG, MPF, PF... império Global da CBF... A sonegação do PIG... É Tudo um assunto só!!

Revolução no futebol brasileiro? O Fim da era Ricardo Teixeira. 

Videos com e sobre José Maria Marin - Caso José Maria MarinX Romário X Juca Kfouri (conta anonima do Justic Just ) 

Do apagão do futebol ao apagão da política: o Sistema é o mesmo



Acompanhando a CPI do Futebol - Será lúdico... mas espero que seja sério...

Acompanhando a CPI do Futebol II - As investigações anteriores valerão!

Acompanhando a CPI do Futebol III - Está escancarado: É tudo um assunto só!

Acompanhando a CPI do Futebol IV - Proposta do nobre senador: Que tal ficarmos só no futebol e esquecermos esse negócio de lavagem de dinheiro?!

Acompanhando a CPI do Futebol VII - Uma questão de opinião: Ligas ou federações?!

Acompanhando a CPI do Futebol VIII - Eurico Miranda declara: "A modernização e a profissionalização é algo terrível"!

Acompanhando a CPI do Futebol IX - Os presidentes de federações fazem sua defesa em meio ao nascimento da Liga...

Acompanhando a CPI do Futebol X - A primeira Liga começa hoje... um natimorto...

Acompanhando a CPI do Futebol XI - Os Panamá Papers - Os dribles do Romário - CPI II na Câmara. Vai que dá Zebra...

Acompanhando a CPI do Futebol XII - Uma visão liberal sobre a CBF!

Acompanhando a CPI do Futebol XIII - O J. Awilla está doido! (Santa inocência!)



Acompanhando o Governo Michel Temer

Acompanhando o Governo Michel Temer I